
quinta-feira, 29 de janeiro de 2009
Deputado CARLOS MARTINS visita Escola Estadual Romana Tavares Leal

Deputado visita a 5ª Unidade Regional de Ensino
terça-feira, 27 de janeiro de 2009
ATUAÇÃO PARLAMENTAR - Deputado Carlos Martins(PT)
-Visita do Presidente Lula no Município de Breves para o lançamento do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Marajó, e em Belém para o lançamento do Plano de Aceleração do Crescimento no Pará, a instalação do Conselho de Desenvolvimento da SUDAM e inauguração da Unidade Ambulatorial do Hospital Sarah Kubitchek em Belém.
-Visita da Governadora Ana Júlia aos Municípios de Juruti e Óbidos para o lançamento do Programa Pará Terra de Direitos e inauguração de obras e no Município de Santarém para inauguração da reforma da Escola Madre Imaculada e do Centro de Integração Regional.
-Encontro de Presidentes de Assembléias Legislativa em Macapá e Belém para tratar de temas como desenvolvimento e papel dos legislativos Estaduais.
-Encontro Regional da UNALE em Palmas – Tocantins para discutir a questão da Reserva Legal na Amazônia.
-Atividade como membro da Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores e Líderes da bancada na ALEPA, assim como reuniões da Tendência Unidade na Luta na região do Baixo Amazonas e no Estado.
-Participação em eventos que contaram com a presença dos Ministros de Estado da Educação, da Integração Regional, da Cultura, do Meio Ambiente, da Secretária de Aqüicultura e Pesca e da Secretária de Assuntos Estratégicos.
-Participação em Belém do Encontro de Governadores da Frente Norte do Mercosul e em Brasília da Marcha em Defesa dos Municípios.
-Visitas a vários Municípios, inclusive participando de agenda em Comunidades Rurais, Projetos de Assentamentos, Comunidades Indígenas e Quilombolas em companhia do Deputado Paulo Rocha e lideranças locais.
-Presença em eventos importantes como o Seminário BR-163 Sustentável, o Fórum Pan – Amazônico de Pesca e Aqüicultura e o Encontro de Prefeitos promovido pela Secretária de Integração Regional.
-Realização de Audiências Públicas na ALEPA para tratar de temas como o Fórum Social Mundial (FSM) e a reestruturação do Conselho Estadual de Saúde, promovendo a Democratização do Parlamento.
-Visita à Companhia de Portos e Hidrovias do Estado do Pará (CPH) juntamente com a Frente Parlamentar Pró Hidrovias.
-Realização de atividade do Projeto Cidadania da ALEPA no Bairro da Marambaia em Belém.
-Apoio à realização de cursos profissionalizantes e atividades artísticas e culturais.
ENTREVISTA DA GOVERNADORA DO PARÁ : ANA JÚLIA CAREPA
Com o Pará como anfitrião do Fórum Social Mundial (FSM), que pela primeira vez é realizado no norte do Brasil, a governadora Ana Júlia Carepa (PT) espera que a Amazônia volte a ser o centro do debate mundial sob a ótica do desenvolvimento sustentável. Nessa entrevista, exclusiva, Ana Júlia fala de sua expectativa sobre a realização do FSM em Belém e anuncia que as medidas adotadas em parceria com o governo Lula garantirão a segurança dos milhares de participantes do Fórum.
Qual a importância da realização do Fórum Social Mundial em território paraense?
ANA JÚLIA CAREPA – É a oportunidade de colocar a Amazônia no centro do debate mundial, sob a ótica do desenvolvimento sustentável. A nossa região concentra a maior floresta tropical do Planeta, mas não é um território constituído apenas de fauna e flora. Só na Amazônia Brasileira existe uma população superior a 20 milhões de pessoas, que tem direito a uma vida digna. O nosso desafio, portanto, é trabalhar o desenvolvimento de forma duradoura, em que os recursos naturais possam ser utilizados de forma equilibrada. Então espero que as discussões do Fórum possam nos ajudar a consolidar o novo modelo de desenvolvimento que estamos implantando e que assegura a inclusão social das populações locais, o investimento em ciência, tecnologia e inovação de tal forma que possamos tirar proveito da nossa biodiversidade, através da incorporação de produtos da floresta em pé.
A questão da segurança para os mais de 100 mil visitantes esperados no Fórum está equacionada com a presença da Força Nacional de Segurança e com as medidas adotadas por seu governo, como a contratação de mais policiais?
ANA JÚLIA – Esperamos que sim. Quando assumimos o governo do Estado encontramos um déficit de 13 mil homens, resultado de mais de dez anos sem a realização de concurso público para a Polícia Militar. Já fizemos um concurso, vamos fazer o segundo e colocamos 1.500 policiais nas ruas, treinados e equipados. Para garantir a segurança do Fórum Social Mundial, solicitei a presença da Força Nacional, que veio reforçar o trabalho da Secretaria de Segurança e deverá permanecer em Belém por mais 90 dias. Isso mostra a parceria do nosso governo com o Governo Lula. Creio que o que une as pessoas que participam do Fórum é maior do que aquilo que as separa, já que todos estão identificados com os ideários do evento, que é a busca uma nova ética planetária, que pressupõe respeito, tolerância e sustentabilidade ambiental.
Em termos práticos, o que a senhora espera que o Fórum Social Mundial deixe de positivo para a Amazônia?
ANA JÚLIA – O aumento da consciência mundial sobre o papel da Amazônia. Esperamos despertar ainda mais as organizações científicas e de cooperação internacional para que possamos implantar os nossos projetos, o nosso programa de 1 bilhão de árvores em cinco anos, os nossos parques tecnológicos e outras propostas. Porém, o mais importante para nós é fortalecimento das relações entre os povos da Pan-Amazônia e a consolidação do nosso bloco de integração latino-americana, que é o Mercosul, que nos dará maiores e melhores condições de afirmar as nossas propostas de superação de um modelo baseado na opressão, no egoísmo e na exploração de imensa parcela da população mundial. Mas tudo isso só ocorrerá com o fortalecimento das organizações sociais, que impulsionam governos e instituições em busca de um novo modelo baseado na solidariedade e no equilíbrio ambiental do planeta.
segunda-feira, 26 de janeiro de 2009
Fórum Social Mundial
Belém recebe desde hoje, 26, até domingo, 1º de fevereiro, o Fórum Social Mundial. Com o tema "Um outro mundo é possível" o evento vai reunir redes de articuladores de diversas partes do mundo. No evento serão discutidos assuntos referentes às questões ambientais e a sustentabilidade. Belém do Pará foi a cidade escolhida por ser considerada o portal da Amazônia.
Proposta do deputado Carlos Martins.
Com o novo texto, o Deputado quer ampliar o Poder de articulação das Câmaras Municipais com a Assembléia Legislativa e assim democratizar cada vez mais o Poder Legislativo, além de tornar mais viável à participação das Câmaras na formulação de propostas de emendas à Constituição Estadual.
quarta-feira, 21 de janeiro de 2009
Governadora sanciona Zoneamento Econômico Ecológico do Oeste paraense
O zoneamento é um estudo técnico com detalhes específicos sobre a região, com esse estudo será possível fomentar políticas públicas para melhor aproveitamento dos recursos naturais locais. O município de Santarém será um dos contemplados com o ZEE. Um dos objetivos da nova lei aprovada por unanimidade na Alepa, é promover a gestão dos recursos naturais visando a sustentabilidade, possibilitando um planejamento orientado de todas as atividades econômicas. Também prevê a gestão e ordenamento territorial, para possibilitar melhoria nas condições sócio-econômicas da população local. Com a nova lei será possível verificar quais as atividades socioeconômicas são mais adequadas às potencialidades e vulnerabilidades locais.
terça-feira, 20 de janeiro de 2009

A comunidade comemorou com uma partida de futebol a entrega da obra, que, segundo o testemunho prestado pela moradora Selma Figueira, era um sonho antigo. "Nunca perdemos a esperança e hoje comprovamos que valeu a pena esperar. Esta quadra vai proporcionar que nossos jovens e crianças ocupem o tempo com atividades saudáveis", afirmou.
A obra foi construída através de recursos do Governo do Estado, por meio de uma emenda parlamentar apresentada pelo Deputado Carlos Martins, com contrapartida da Prefeitura. "Esse é um projeto coletivo que respeitou uma solicitação da própria comunidade que hoje já dispõe de políticas públicas de esporte e lazer", relatou o parlamentar.
O Prefeito Interino falou sobre a importância de construção de uma quadra de esporte na zona rural do município. "Entendo que os projetos e ações do governo precisam chegar a todos os munícipes, independente de onde moram. Eu posso dizer hoje publicamente que os projetos estão fluindo e, enquanto eu estiver à frente da prefeitura, não vão parar", ratificou.
Ao final da solenidade de inauguração, os comunitários de Laranjal receberam do governo Kits esportivos.
Deputado e prefeito de Santarém inauguram quadra de esporte
Prefeito de Santarém José Maria Tapajós ao lado do Deputado Carlos Martins(PT), entregaram no último sábado aos moradores da comunidade de Laranjal, na região do Arapixuna, a quadra esportiva construída pela Prefeitura. A obra foi construída através de recursos do Governo do Estado, por meio de uma emenda parlamentar apresentada pelo Deputado Carlos Martins - Líder da Bancada do PT na ALEPA, com contrapartida da Prefeitura.Tapajós falou sobre a importância de construção de uma quadra de esporte na zona rural do município. "Entendo que os projetos e ações do governo precisam chegar a todos os munícipes, independente de onde moram. Eu posso dizer hoje publicamente que os projetos estão fluindo e, enquanto eu estiver à frente da prefeitura, não vão parar", ratificou. Ao final da solenidade de inauguração, os comunitários de Laranjal receberam do governo Kits esportivos. O deputado salientou que continuará suas ações voltadas para o desenvolvimento esportivo da região, visando atender aos jovens e adolescentes no desenvolvimento esportivo.(Fonte: Assessoria de Imprensa PMS)
Leia Mais…Deputado fala ao jornal "O Impacto"
Por: Manoel Cardoso
Jornal O Impacto: Deputado, faça uma análise de suas ações na Assembléia Legislativa do Pará?
Carlos Martins: No ano de 2008 fui escolhido como líder da bancada do PT. Isso para nós foi muito importante, porque o líder tem a função de articular a bancada junto ao parlamento, como as negociações com outros partidos da base aliada, o governo do Estado e a própria oposição, para que os projetos de interesse do governo possam tramitar na Casa e serem aprovados. Há necessidade de uma participação muito ativa dos líderes partidários, então, esse papel foi uma responsabilidade muito grande que procuramos exercer com o máximo de cuidado, tudo para que não pudesse haver nenhum problema em relação ao PT, que é o principal partido da base aliada.
Jornal O Impacto: Há possibilidades da promotora Maria do Carmo retornar ao comando da Prefeitura de Santarém.
Carlos Martins: Acredito que essa situação em que nós chegamos e, que o Supremo Tribunal Federal (STF) terá que definir o quadro político de Santarém, é lamentável. Gostaríamos que os resultados das últimas eleições pudessem ser aceitos pela Justiça Eleitoral e, que a decisão fosse revisada, para que nossa Prefeita retornasse ao cargo na gestão municipal, Por isso, todos nós aguardamos com muita ansiedade essa decisão. O melhor caminho é o da normalidade, sendo o cainho da política e da gestão administrativa com eficiência, porque a população votou nesse processo para que pudesse continuar. Foi uma vitória com mais de 50% dos votos. Eu acredito que o STF vai avaliar todas as questões para tomar uma decisão e dar condições da prefeita Maria do Carmo retornar ao cargo. Já em relação ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), ele vai seguir os trâmites que eventualmente poderá definir um processo eleitoral novo para o nosso Município, mas acreditamos que a melhor solução é o retorno da prefeita Maria do Carmo.
Jornal O Impacto: Por ser Promotora de Justiça, em nenhum momento a Dra. Maria do Carmo percebeu que poderia ter o registro de candidatura cassado?
Carlos Martins: A prefeita Maria do Carmo tomou todas as decisões necessárias. Ela foi licenciada pelo Ministério Público Estadual (MPE) e, também, solicitou a renovação da licença, ou que o MPE pudesse lhe dar a posição se haveria a necessidade do desligamento dela do órgão. Não houve essa manifestação. O Juiz da 83ª Zona Eleitoral, Dr. Silvio Maria, admitiu o registro da sua candidatura, o TRE aceitou também e, infelizmente no TSE por apenas um voto, ou seja, por 4 a 3, é que houve a manifestação de que Maria do Carmo não poderia ter a sua candidatura deferida. Houve todo um processo em que foram tomadas as medidas adequadas, acho que o TSE tomou uma decisão já às vésperas da posse e da diplomação da Prefeita e, isso para o município levou uma insegurança política de tal forma, que as pessoas não estão compreendendo adequadamente, ou seja, houve toda uma tramitação, inclusive aguardávamos que o órgão tivesse compreendido o seu direito à reeleição e de terminar o segundo mandato.
Jornal O Impacto: Por que os secretários de governo da gestão passada não pediram desligamento, para que pudessem deixar o prefeito interino José Maria Tapajós mais a vontade?
Carlos Martins: Eu entendo que o mandato do vereador José Maria Tapajós é interino, mas está dando continuidade a administração passada, em que ele mesmo reconhece que tem seus méritos da mesma forma de governo como estamos fazendo hoje em Santarém. Ele procurou manter o mais próximo da normalidade essa situação, porque isso prejudicaria a própria população. Se tivéssemos hoje uma crise política, em que o Prefeito interino tentasse modificar todas as secretarias e as políticas do governo, haveria um momento de grande paralisação administrativa e econômica no Município, com prejuízos para toda a população. Eu vejo o prefeito José Maria Tapajós com muito bom senso, experiência e, verificando que o melhor no momento é tentar manter a tranqüilidade e o Município funcionando com seus serviços públicos de forma adequada, para que a população não seja prejudicada, até que Tribunal Eleitoral e o STF possam tomar as decisões que estamos aguardando.
Jornal O Impacto: Caso ocorra uma nova eleição, o PT tem um nome específico para concorrer ao pleito?
Carlos Martins: Estamos no momento fazendo uma avaliação da situação e esclarecendo aos nossos filiados sobre essas questões. Estamos fazendo cerca de 40 reuniões em bairros e na região rural de Santarém, para que as pessoas compreendam tudo o que aconteceu, porque algumas delas estão muito tristes com tudo isso. Fizemos a eleição, a militância foi às ruas e reelegeu a nossa Prefeita e, agora estamos nos vendo em uma situação em que isso está sendo garantido pela Justiça Eleitoral. Então, é fundamental que possamos manter os filiados esclarecidos e seguros de que temos condições de retornar com a prefeita Maria do Carmo ao governo. Essa questão da eleição suplementar, que supostamente possa acontecer, fica numa segunda importância. Não podemos colocar isso como a primeira importância, mas já há discussões no partido, de que se não houver uma resposta até o dia 15 de fevereiro, para que possamos esclarecer melhor a situação, então, poderemos ter um candidato. Os diversos grupos de dentro do partido irão tomar suas decisões e, o mais importante de tudo isso, é que o PT possa estar unificado e, que tenhamos um debate político interno. Teremos uma candidatura própria no PT, com nomes a oferecer para os demais partidos da base aliada, pois priorizamos a política de aliança, como já fizemos na eleição passada.
Jornal O Impacto: Existe a possibilidade de uma aliança com o PMDB?
Carlos Martins: Temos que fazer as discussões que são necessárias nesse momento. Primeiro, dar continuidade à questão da eleição do ano passado, com o retorno da prefeita Maria do Carmo. A partir daí, dentro do partido, definir quais são os nomes que temos para apresentar nossa aliança política e, verificar a viabilidade eleitoral de todos eles. O PT é um partido que tem uma importância muito grande hoje aqui no Município, onde só na eleição de vereadores chegamos a quase 30% da votação. Somos hoje o partido com a maior densidade eleitoral, então, temos condições de reivindicar uma candidatura que seja a cabeça de chapa, mas isso dentro de uma negociação política e respeitando os demais partidos da aliança.
Jornal O Impacto: O deputado federal Lira Maia declarou em uma reportagem, que a criação de novas secretarias de governo foi um ato irresponsável da gestão passada, qual a análise que o senhor faz sobre essa questão?
Carlos Martins: A reforma administrativa do governo foi feita com base em um programa de governo que construímos junto com os partidos da base. Por exemplo, uma Secretaria de Meio Ambiente e, outra ligada a área de habitação, são coisas importantes para o Município. De forma nenhuma a criação dessas secretarias tem algum ato de irresponsabilidade administrativa, pelo contrário, foram baseadas na necessidade do Município. Desenvolver a agricultura familiar, a pesca no Município, o turismo, são questões fundamentais para que possamos dar continuidade ao desenvolvimento sustentável em Santarém. Então, devemos ouvir a população e, a sociedade de um modo geral, além dos segmentos produtivos e, dar condições para que os diversos setores econômicos possam se desenvolver. Essas políticas públicas são muito importantes. Então, isso mostra, a principio, um desconhecimento do deputado Lira Maia no que se refere à realidade econômica de Santarém e, a participação que o governo pode ter junto a iniciativa privada para promover o desenvolvimento econômico e social do Município.
sexta-feira, 16 de janeiro de 2009
Deputado Carlos Martins vai reivindicar recursos para reforma na Escola Terezinha Rodrigues

Deputado visita Escola do Estado em Santarém
Segundo o deputado visitas desta forma são extremamente necessárias para que o poder público através de seus representantes possa avaliar as situações que passam alguns órgãos públicos em nossa Estado. A visita foi avaliada como positiva pela direção da Escola Terezinha Rodrigues, através da Sociologa e professora Glória Maria.
quarta-feira, 14 de janeiro de 2009
Comunidade de Laranjal ganha quadra de esportes
A Assessoria de Esporte e Lazer da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Semed), através da sua titular, professora Rita Peloso, informou na manhã de hoje que está confirmada para este sábado (17) a inauguração da quadra de esportes da comunidade de Laranjal, na região do Arapixuna.
O evento vai contar com as presenças do prefeito interino, José Maria Tapajós, e do deputado estadual Carlos Martins (PT), que por sinal, é o autor da emenda parlamentar que assegurou os recursos para a execução da obra.
Segundo Rita Peloso, a quadra foi construída para a comunidade, mas deve atender também a escola da localidade. A solenidade de inauguração está prevista para as nove horas.
Outras duas quadras já estão prontas, porém, a Assessoria de Esporte e Lazer ainda não definiu as datas para as inaugurações. As duas obras também ficam no interior do município, uma na comunidade de São Pedro, no Rio Arapiuns, e outra em Vila Socorro, na região do Lago Grande. De acordo com Rita Peloso, essas quadras também foram construídas com recursos oriundos de emendas parlamentares de autoria do deputado Carlos Martins.
Em 2008 a Semed entregou um total de 10 quadras de esportes, todas em escolas, sendo oito na área urbana e duas na zona rural, mas precisamente nas vilas de São Braz e Alter do Chão. Ainda no primeiro trimestre deste ano deve ser entregue a quadra de esportes da Escola Municipal Nossa Senhora de Santana, na vila de Arapixuna.
sexta-feira, 2 de janeiro de 2009
Deputado particpa da Sessão Solene em Santarém
O deputado Carlos Martins(PT), participou como convidado da presidência do Poder Legislativo de Santarém, para a cerimônia de posse dos novos vereadores daquela Casa de Leis, no dia 1º de janeiro(quinta-feira). Na foto o Deputado - Líder da Bancada do PT na Assembleia Legislativa do Estado (centro) aparece ao lado do vereador Mauricio Corrêa(PMDB)(esquerda) e deputado Antonio Rocha(direita), no Plenário do Poder santareno. Espaço onde o deputado estadual já exerceu a vereança municipal.
quinta-feira, 1 de janeiro de 2009
Eleita Mesa Diretora da Câmara Municipal de Santarém
Acaba de ser divulgado o resultado da eleição para a Mesa Diretora da Câmara de Santarém - Exercicio 2009/2010-16ª Legislatura:
Presidente: José Maria Tapajós(PMDB)
Vice-presidente: Nélio aguiar(PMN)
1º secretário: Emir Aguiar(PR)
2º secretário: Bruno Figueiredo(PDT)
3º secretário: Carlos Jaime(PT)
4º secretário: Gerlande Castro(PP)
-Os vereadores Henderson Pinto, Erasmo Maia, Chico da Ciframa, do Democratas, e Jaílson Costa(PSDB) votaram em branco.
Antes da eleição da Nova Mesa Diretora, os 14 vereadores santarenos foram legitimamente empossados. Logo depois das solenidades de posse dos vereadores da Câmara Municipal de Santarém. A sessão foi suspensa por 15 minutos para a formação de chapas que concorreram a formação da nova mesa Executiva da Casa. Apenas uma chapa foi inscrita, a que é encabeçada pelo vereador José Maria Tapajós(PMDB), que teve seu nome consagrado por 10 dos 14 vereadores que exercerão a edilidade na 16ª legislatura.