Martins também recebeu em seu gabinete, na cidade, lideranças locais, para receber demandas dos municípios da região Oeste do Pará. Em Juruti, Martins esteve presente no encontro do PT municipal.
segunda-feira, 31 de agosto de 2009
Ação parlamentar durante o fim de semana
Martins também recebeu em seu gabinete, na cidade, lideranças locais, para receber demandas dos municípios da região Oeste do Pará. Em Juruti, Martins esteve presente no encontro do PT municipal.
sexta-feira, 28 de agosto de 2009
A formatura é uma pequena parte do que cada um de vocês
Carlos Martins parabeniza o movimento Focolares
O Brasil foi o primeiro país fora do continente europeu a receber o Movimento dos Focolares que teve início em Trento, na Itália. Esse movimento tem como objetivo a exaltação de valores como a união e a fraternidade. O grupo tem origem cristã e se notabilizou no país pela construção do diálogo entre igrejas, religiões, povos e culturas, em todos os âmbitos da vida social, da educação à política.
O requerimento, apresentado à mesa diretora da Assembleia Legislativa, será direcionado ao coordenador do movimento, o professor Pedro Paulo Viana.
Carlos Martins parabeniza prefeitura de Almeirim
Arte - Entre os dias 20 e 23 de agosto, o município realizou a XIX edição da Feira de Arte e Cultura de Alemirim - FENARCA e a comemoração do 119º aniversário de emancipação. A feira é uma tradição local que reúne um grande número de visitantes, são pessoas de municípios próximos a Almeirim e até mesmo de outros Estados.
Projetos de Carlos Martins são aprovados na Comissão de Cultura
Os dois projetos já haviam sido aprovados na Comissão de Constituição e Justiça - CCJ. As Cuias Pintadas de Santarém são artesanatos típicos desse município e a cerâmica Tapajônica é um dos mais antigos vestígios dos povos pré-históricos da Amazônia.
CFFO aprova meia passagem intermunicipal para estudantes
Distância - A proposta do Governo do Estado garante a meia-passagem para estudantes do ensino médio que residam até 100 km do local da escola. Para os estudantes de nível técnico, superior, pós-graduação, mestrado e doutorado, a distância aumenta para 250 km . Em casos acima de 250 km , o aluno tem direito a usar o passe até quatro vezes por mês.
Carlos Martins afirmou que o projeto envolve três partes: os estudantes, os empresários do setor de transportes e o governo do estado e segundo ele é preciso que o governo seja ouvido já que, ao final, será o financiador da proposta.
Assim como os outros parlamentares da bancada petista Martins também acredita que a concessão da meia passagem é um avanço e vai beneficiar ainda mais os estudantes do Pará.
quarta-feira, 26 de agosto de 2009
Deputados Aprovam 03 requerimentos de Carlos Martins
Os Outros requerimentos aprovados são os que parabenizam a Sespa pela organização da Semana do Aleitamento Materno, realizada entre os dias 1º a 09 de agosto; e o os médicos Antônio Pinheiro e Waldir Cardoso, eleitos no Pará como representantes do Conselho Federal de Medicina.
Contas do Executivo são aprovadas pela Alepa
Um dos aspectos mais importantes da análise da prestação de contas, destacado pelo deputado Carlos Martins, foi a participação popular. "Não posso deixar de destacar um importante instrumento de discussão de gestão democrática, implantado pelo atual governo, que é o Planejamento Territorial Participativo (PTP), ocorrendo discussão do Plano Plurianual em praticamente todos os municípios do Estado", ressaltou.
Ascom / Carlos Martins-PT – Com informações Secom.
Carlos Martins quer energia elétrica na região do Tapará, em Santarém
Energia - As Comunidades de Barreia do Tapará, Boa Vista do Tapará, Correio do Tapará, Santana do Tapará, Tapará Grande e São Joaquim, fazem parte da Região do Tapará e ainda não foram contempladas com o fornecimento de energia elétrica, conforme o estabelecimento pelo Programa do Governo Federal, “Luz Para Todos”.
“É inquestionável a importância da energia elétrica, na medida em que esta se constitui um direito dos cidadãos, que, inclusive, possibilita o acesso a outros direitos fundamentais, como à comunicação, ao lazer, enfim, aos benefícios positivos advindos dessa energia” enfatiza Martins. O requerimento será encaminhado ao Coordenador do Comitê Gestor do Estado do Pará – CGE/PA, Levi Chavaglia.Digite aqui o resto do post
Carlos Martins quer telefone público nas comunidades do Flexal e Flexal II, em Monte Alegre
Telefone Público - A medida segue uma tendência do Governo Federal, que através do Decreto nº. 4.769, de 27.06.03, levou a Agência Nacional de Telecomunicações - ANATEL a implantar o Plano Geral de Metas para a Universalização do Serviço Telefônico Fixo, que pretende oferecer as comunidades distantes da área urbana o direito de acesso aos serviços de atendimento público, através do telefone de uso público - TUP, visando assegurar a todos a comodidade da informação e da comunicação.
O requerimento será encaminhado ao responsável pelo departamento de Relações Institucionais da empresa OI no Estado do Pará, João Antônio Monteiro Taveres.
Carlos Martins participa de reunião com titular da SEFA sobre o ICMS antecipado
Entre as solicitações feitas ao Secretario está a que deixa de fora da cobrança antecipada do ICMS os contribuintes que fazem parte do Simples Nacional. De acordo com Carlos Martins, José Raimundo Trindade se demonstrou interessado em estudar possibilidades de amenizar os impactos desta medida nas micro e pequenas empresas. Martins enfatiza ainda, que o secretario apresentou disposição em adequar as solicitações, apresentadas pela comitiva, à atual legislação.
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
Carlos Martins se reúne com representantes da Alcoa na Alepa
Na pauta da reunião, o projeto Mina de Juruti. Os representantes da empresa informaram aos parlamentares sobre o andamento do projeto, que deve ser concluído ainda este ano. Carlos Martins considera o empreendimento importante para o desenvolvimento de toda aquela região, principalmente por possibilitar a geração de emprego e renda, inclusão social e melhorias na infraestrutura e saneamento básico, saúde e educação, por meio de um projeto que prioriza a sustentabilidade ambiental. “Algo dessa grandiosidade vai possibilitar a implantação de outros projetos em diferentes setores, assim como direcionar políticas públicas voltadas para o alinhamento da população a nova realidade do município, visando sempre à qualificação profissional e o bem-estar social de cada morador. Tudo isso com a parceria da prefeitura do município de Juruti, dos Governos Federal e Estadual” enfatiza Martins.
Desenvolvimento - A inauguração do projeto da ALCOA, de beneficiamento para a produção da alumina, a partir do minério bauxita, no município de Juruti, oeste paraense, está prevista para o dia 15 de setembro deste ano, com as presenças do Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva e da Governadora do Estado do Pará, Ana Júlia Carepa.
segunda-feira, 17 de agosto de 2009
Carlos Martins participa da Feira Cultural que movimentou Santarém

Breve Histórico - A Feira da Cultura Popular de Santarém foi realizada pela primeira vez em 1969, numa promoção do Movimento de Educação de Base (MEB), na época coordenada pela professora Francisca Carvalho. Em seguida, o evento ocorreu por outras 11 edições, sob a coordenação da Professora Aurenice Gabler, sendo que a última destas se deu em 1988. A partir de então, houve uma interrupção que durou 12 anos, devido à desarticulação dos organizadores e à falta de apoio. Em 2003, o evento foi resgatado com a participação de 46 comunidades. Desde o resgate, o evento vem sendo realizado pela Prefeitura.
Carlos Martins esteve presente na entrega da reforma do Centro de Saúde de Curuai, em Santarém

Carlos Martins participa de reunião na CDL - Santarém
quinta-feira, 13 de agosto de 2009
Santarém é sede de encontros que debatem a educação na região norte do país
Paralelo ao evento acontece o VII Fórum de Secretários de Educação do Estado do Pará, que vai discutir amplamente as diretrizes e a política da educação pública nos 143 municípios do Estado. O tema do Fórum é “Por uma educação pública de qualidade na Amazônia”.
Entidades como a UNICEF, FNDE,PMS, FAMPEP, UNDIME Nacional, UNDIME Regional/Norte e SEDUC/Pa, estão envolvidos na organização, planejamento e elaboração do Projeto.
Cerca de 110 secretários municipais, gestores das unidades da SEDUC nas escolas e Unidades Regionais de Ensino – URE’s, já confirmaram presença.
Sessão de hoje, 13 de agosto, foi encerrada por falta de quórum
O deputado estadual Carlos Martins esteve presente na sessão, e aguardava a votação de projetos importantes, como a prestação do Tribunal de Contas do Estado do Pará no exercício financeiro de 2007.
A sessão foi encerrada após dez minutos de prazo estabelecido pela presidência para que os deputados registrassem presença. Após este período, somente 20 deputados haviam confirmado suas presenças no painel eletrônico do plenário. Para a abertura da segunda ordem do dia, quando são votados, requerimentos e os projetos constantes da pauta, seriam necessários 21 parlamentares presentes.
Dezoito deputados terão as faltas descontadas dos salários no próximo contra-cheque. Os parlamentares Joaquim Passarinho (PTB), Luis Anaice e Martinho Carmona do PMDB não serão incluídos nessa lista pois estão de licença. Estiveram presentes na sessão, pelo PSDB – José Megale (líder), Alexandre Von, Ana Cunha, André Dias, Bira Barbosa, Ítalo Mácola, Suleima Pegado e Tetê Santos; pelo PT – Carlos Bordalo, Carlos Martins e Miriquinho Batista; PMDB – Domingos Juvenil e Parsifal Pontes (líder); PPS – Arnaldo Jordy (líder); PSB – Cássio Andrade; PV - Gabriel Guerreiro (líder); DEM – Márcio Miranda (líder) e Gualberto Neto; PDT - Luis Cunha (líder) e PTB – Robgol.
CCJ aprova projeto que diminui o número de Câmaras necessárias para apresentação de emendas à Constituição
O projeto pretende alterar o inciso IV do artigo 103 da Constituição do Pará, cujo texto estabelece que a Constituição poderá ser emendada mediante proposta de mais da metade das Câmaras de Vereadores dos Municípios de Estado. A PEC modifica a redação atual substituindo os termos “mais de metade” por “mais de um quinto”, e desta forma diminuindo o número de Câmaras Municipais necessárias para apresentar proposta de emenda à Constituição de 72 para apenas 29.
Com o novo texto, o deputado quer ampliar o Poder de articulação das Câmaras Municipais com a Assembléia Legislativa e assim democratizar cada vez mais o Poder Legislativo, além de tornar mais viável à participação das Câmaras na formulação de propostas de emendas à Constituição Estadual.
De acordo com Martins "os municípios estão em contato maior com os problemas locais, e podem dar mais visibilidade, enriquecendo a Constituição do Estado através de uma ampla participação. Mais da metade das Câmaras é um número que tornava inviável a elaboração de projetos dessa natureza".
Carlos Marins parabeniza Sespa pela semana do aleitamento materno
A congratulação foi direcionada para a secretária de Estado de Saúde Pública, Silvia Comaru, para a coordenadora do programa Saúde da Criança da Sespa, Ana Cristina Guzzo, ao Corpo de Bombeiros, secretaria Municipal de Saúde de Belém – Sesma, sociedade paraense de pediatria (SPP), Fundação Santa Casa de Misericórdia e a Associação Amigos da Amamentação (Amamen) pela coordenação, elaboração e organização da Semana do Aleitamento Materno.
Carlos Martins parabeniza Ana Júlia e Silvia Comaru pela posse do novo CES/Pa
Eleição – A escolha do novo Conselho para gestão 2009/2011 foi realizada no dia 22 de julho, em Belém, foram eleitos 28 representantes titulares e seus suplentes, dentre trabalhadores em saúde, usuários do Sistema Único de Saúde-SUS e gestores do sistema. Os representantes vão avaliar e acompanhar as políticas de saúde e fiscalizar a gestão de todos os investimentos no Setor.
Esta nova formação democrática só foi possível depois que a governadora Ana Julia sancionou a Lei 7.264, de 24 de abril de 2009, da qual o deputado Carlos Martins foi relator na Comissão de Constituição e Justiça-CCJ, emitindo parecer favorável a aprovação do projeto na Alepa. Antes o Conselho era definido por meio de decreto governamental, o que retirava o caráter democrático do CES.
Conselho de Saúde realiza primeira reunião e elege Mesa Diretora
O Conselho Estadual de Saúde (CES/PA) para a gestão 2009/2011 realizou nesta terça-feira (11), sua primeira reunião, na Casa de Gestão, em Belém. O objetivo foi discutir o regimento antigo e definir o regimento interno atual do novo Conselho. Outra missão foi a de eleger a Mesa Diretora do órgão.
A reunião teve a presença da Secretaria de Estado de Saúde Pública, Silvia Comarú, da secretária adjunta, Danielle Cavalcante e membros do CES. Após todo um processo democrático, o Conselho, composto por 28 membros e suplentes, foi eleito e tomou posse no último mês de julho.
As entidades que constituem o CES são representantes de diversos segmentos da sociedade como usuários do SUS, trabalhadores, gestores e prestadores de serviço da área da saúde.
Foram estes membros do Conselho Estadual de Saúde do Pará que estiveram reunidos e aprovaram o novo regimento interno do órgão. Em seguida, foi o momento da eleição da Mesa Diretora do Conselho pelos membros do CES dos diversos segmentos de saúde. A eleição teve uma chapa única e aprovada por 23 votos.
A composição da Mesa Diretora do Conselho, formada por segmentos de gestores, usuários e trabalhadores da área da saúde, ficou desta forma: secretária Silvia Comaru (Gestores), na presidência; Eunice Guedes (usuário), na vice-presidência; Pedro Neto (trabalhadores), primeiro secretário e Francisco Fernandes (usuário) como segundo secretário.
Para Danielle Cavalcante, secretaria adjunta da Sespa, esta ocasião mostra mais uma vez o compromisso do governo estadual eleito em 2007 com a promulgação da lei 7.264 de 24 de abril de 2009, que democratiza o Conselho. "Com a nova Mesa Diretora, este é o momento de discutir as novas diretrizes, de ir conduzindo o processo democrático, temas e pautas relevantes e seguir garantindo o controle social da saúde pública." Entre as atribuições do Conselho Estadual de Saúde estão as de avaliar e acompanhar a política de saúde do Estado e fiscalizar a gestão de todos os investimentos realizados na saúde do Estado.
Ascom - Sespa
Comissão aprova por unanimidade contas de 2007 do governo estadual
A prestação de contas já havia recebido parecer prévio, aprovado pelo Plenário do Tribunal de Contas do Estado (TCE), por meio da Resolução nº 17.523/08, amparado no trabalho de integrantes do Grupo de Apoio Técnico para Análise das Contas do Governo do Estado - também favorável à prestação apresentada pelo Executivo.
O documento enviado ao TCE constava de Balanço Geral do Estado, Relatório de Controle Interno, Relatório Técnico Contábil, Demonstrativo da Aplicação de Recursos na Manutenção e Desenvolvimento do Ensino, Demonstrativo das Despesas Totais com Pessoal Ativo e Inativo da Administração Direta e Indireta, discriminadas por órgãos e entidades.
PTP - Um dos aspectos mais importantes da análise da prestação de contas, destacado pelo deputado Carlos Martins, foi a participação popular. "Não posso deixar de destacar um importante instrumento de discussão de gestão democrática, implantado pelo atual governo, que é o Planejamento Territorial Participativo (PTP), ocorrendo discussão do Plano Plurianual em praticamente todos os municípios do Estado", ressaltou.
No Relatório de Gestão Fiscal, no qual está inserida a despesa com pessoal, no exercício de 2007 o governo do Pará dispendeu R$ 3,2 bilhões, ou 51,25% da receita corrente líquida, que somou R$ 6,2 bilhões, comprovando que não foi excedido o limite máximo de 60% do orçamento estadual, estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, inclusos os demais poderes.
O item da prestação de contas que motivou o voto em separado da deputada Simone Morgado (PMDB) - e levou a sua aprovação somente agora, em 2009, depois de diligências efetuadas em diversos órgãos governamentais a pedido da deputada - tratava do Mapa da Exclusão Social, que "consiste no diagnóstico anual e regionalizado da exclusão social no Estado, relativo ao ano referência da Prestação de Contas Governamental e ao ano imediatamente anterior para fins de comparação", diz o parecer de Carlos Martins.
"O mapa é uma metodologia de construção participativa para conhecer as desigualdades e condições de vida na cidade ou região, cujos dados devem servir de base para a propositura de ações coletivas que visem atenuar as diferenças e promover a redução do número de excluídos, focando em cada área de abrangência", afirma o parecer.
Indicadores - Os indicadores sociais são a expectativa de vida, renda, desemprego, educação, saúde, saneamento básico, habitação, população em situação de risco nas ruas, e segurança. Nas contas de 2007, a Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Finanças (Sepof) utilizou dados disponíveis nos exercícios de 2005-2006, quando deveriam ser obrigatoriamente de 2006-2007. A secretaria justificou os números afirmando que, na época da elaboração do orçamento, os dados relativos a 2006-2007 não estavam disponíveis.
A alegação não foi aceita pela deputada Simone Morgado, que solicitou as diligências em secretarias do governo. "Ao final das diligências por nós solicitadas, chegamos à conclusão de que as informações foram satisfatórias", disse a deputada, ao colocar a prestação de contas em votação na reunião da Comissão de Fiscalização Financeira Orçamentária, quando foi aprovada por unanimidade.
"Ficamos satisfeitos com a condução dos trabalhos e com esta aprovação, que dá ainda mais tranquilidade ao governo para continuar com a condução de políticas públicas em prol da população do nosso Estado", afirmou o líder do governo na Alepa, Airton Faleiro.
A prestação de contas vai, agora, para votação em plenário, onde normalmente é referendada a decisão da Comissão de Fiscalizalção Financeira Orçamentária.
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
Carlos Martins participa de entrevista no programa Balanço Geral
O deputado estadual Carlos Martins-PT participou do programa Balanço Geral da rede Record de televisão, apresentado por Valdo Souza, hoje, 12/08. O convite surgiu depois que o parlamentar protocolou requerimento, na Assembleia Legislativa do Estado, solicitando aos órgãos responsáveis que efetuem uma intensa fiscalização nos hospitais, postos e unidades de saúde do Estado, conveniados com planos de saúde, para verificar possíveis recusas de pacientes com suspeita da gripe A, ou de pacientes que tenham adquirido o vírus e necessitem de tratamento. O Balanço Geral é um programa de variedade que une notícias, debates e entretenimento.
O parlamentar esclareceu durante a entrevista que o requerimento apresentado exige providências imediatas dos órgãos responsáveis pela fiscalização do serviço essencial para garantir a saúde do povo paraense. Entre estes órgãos Martins citou: PROCON-Pa, Delegacia do Consumidor e Ministério Público. Martins afirmou, inclusive, que o Estado está trabalhando para possibilitar aos pacientes o devido encaminhamento para tratamento da gripe A.
Leia Mais…terça-feira, 11 de agosto de 2009
Carlos Martins quer fiscalização nos planos de saúde que não tendem pacientes com supeita de gripe A no Pará
A medida do deputado está embasada em denúncias feitas pela imprensa local de que pessoas, com suspeitas de terem contraído o vírus A H1N1, não estavam sendo atendidas por alguns hospitais de Belém. “A situação é grave e exige um esforço considerável de toda a sociedade, em especial de nossos sistemas de saúde, por isso queremos que haja fiscalização e que este tipo de situação não ocorra e todos tenham um atendimento digno, e isto inclui os planos de saúde e hospitais conveniados do Pará” declara Martins que afirma que o Legislativo paraense não pode ficar inerte ao atual quadro em que se encontra o número de infectados no Pará. O requerimento apresentado exige providências imediatas dos órgãos responsáveis pela fiscalização do serviço essencial para garantir a saúde do povo paraense. Entre estes órgãos Martins cita: PROCON-Pa, Delegacia do Consumidor e Ministério Público.
Vírus – Devido às proporções alarmantes em que a nova gripe se proliferou pelo mundo, passou ser considerada uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No Pará, até o último dia 09 de agosto, foram registrados 50 casos de pessoas infectadas com o vírus A H1N1.
quinta-feira, 6 de agosto de 2009
Audiência Pública debate o Programa Calha Norte
Fronteira – O Programa Calha Norte tem como objetivo principal colaborar com a manutenção da soberania na Amazônia e cooperar com a produção do seu desenvolvimento ordenado. Busca, ainda, desenvolver ações de desenvolvimento que sejam socialmente justas e ecologicamente sustentáveis. Contudo, respeitando as características regionais e interesses da Nação.
Estiveram presentes na audiência, além dos parlamentares da Casa, representante do Ministério da Defesa, José Roberto Ramos, o Secretário de Planejamento, Orçamento e Finanças, José Júlio Ferreira, representante do IV Distrito Naval, Capitão Luiz Alberto da Silva, o gerente regional de patrimônio da União, Neuton Miranda e os prefeitos das cidades de Portel, Pedro Barbosa, e da cidade de Óbidos, José Sales, presidentes da Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (AMAM), e da Associação dos Municípios da Calha Norte (AMUCAN), respectivamente.
Durante seu pronunciamento Carlos Martins reconheceu a importância do estreitamento de relações entre o Baixo Amazonas e a região do Marajó, alegando que as regiões possuem necessidades semelhantes. “Sou solidário a estas regiãos, reconheço a importância destes municípios para o desenvolvimento do Pará, percebo que tanto o Marajó quanto o Baixo Amazonas estão lutando pela infra-estrutura fundamental para que isto ocorra, porém os recursos direcionados ainda são insuficientes para efetivação do programa. Vamos trabalhar juntos para que a soberania e desenvolvimento de nossa nação aconteçam, e este programa é fundamental para esta realização”, declarou Martins que defende também as duas vertentes de integração do Programa, a Militar, e a Civil.
Os estados que integram a Calha Norte são: Acre, Amapá, Amazonas, Pará Rondônia Roraima.Com o atual modelo de gestão do PCN o Governo Federal pretende implantar planos de desenvolvimento local, integrado e sustentável nos municípios situados na área de atuação. Assim como, melhorar o padrão de vida da população; ampliar as oportunidades de investimentos e produção; modernizar o sistema de gestão municipal e fortalecer as atividades econômicas estaduais e municipais.
Irregularidades na construção do Hospital Metropolitano são apresentadas na Alepa
O documento se refere ao posicionamento do Tribunal de Contas da União - TCU sobre as diversas irregularidades encontradas na construção do Hospital Metropolitano de Urgência e emergência de Belém, ocorrida durante o governo do PSDB no Estado. “O Governo passado possui diversas irregularidades em projetos que deveriam ter desenvolvido nosso Estado, estas encontradas pelo TCU são apenas algumas das muitas que os 12 anos de governo tucano proporcionaram ao Pará”, afirmou Martins.
Entre as ilegalidades apontadas pelo TCU, Martins destacou o pagamento indevido de reajuste do realinhamento e reequilibrio com base em parecer técnico apresentado, porém, sem apresentação de documentação confirmando a necessidade do uso destes recursos, neste caso o TCU levantou, inclusive, a tentativa de falsificação de documentos. O parlamentar citou ainda a contratação de itens sem descrição adequada, cotados por verba, não permitindo que se saiba efetivamente o objeto, ou quantidade, contratados; aquisição de equipamentos em desacordo com o projeto executivo original; gastos desnecessários; contratação sem licitação de serviços de terceiros e celebração de contrato mediante inexigibilidade de licitação inidôneo.
De acordo com Carlos Martins é preciso enfatizar a importância da construção de hospitais que atuem na alta complexidade, como é o caso do hospital citado, porém, afirmou que o Governo Ana Júlia, além disso, tem se preocupado também com as questões primordiais para garantia da saúde pública no Pará, como a atenção primária à saúde, desenvolvida em vários projetos como o Saúde da Família, que está sendo implantado em localidades em que nenhum outro Governo chegou.
“Por meio da atenção básica à saúde podemos prevenir o aparecimento de doenças e trabalhar diretamente com a população. Precisamos de saneamento básico, boa alimentação, água com qualidade, e isso nosso governo tem proporcionado ao Estado do Pará”, afirmou Martins.
Representantes do Pará no CFM são congratulados por Carlos Martins
Eleição – O processo eleitoral para representante efetivo do Pará no CFM e para suplente ocorreu em julho deste ano. A votação foi realizada em duas etapas, uma por correio e outra presencial, na sede do Conselho Regional do Pará (Cremepa) em Belém, e nas delegacias regionais de Santarém, Castanhal e Marabá. A chapa 02, composta pelos médicos Antônio Pinheiro e Waldir Cardoso foi a vencedora. Ambos foram eleitos Conselheiros Federais efetivo e suplente, respectivamente, com 1.525 de um total de 2.972 votos. Os conselheiros iniciaram os trabalhos no mês de outubro.
Carlos Martins parabeniza 15ª edição do Festribal-Juruti/20009
O FESTRIBAL teve sua primeira edição em 1995. Nos três dias de festa, cerca de 30 mil pessoas visitam o Tribódromo, local construído para sediar o espetáculo, e prestigiam o evento cultural que representa as tradições e costumes do povo Jurutiense e do Oeste do Pará. O evento consiste na disputa entre as tribos Munduruku e Muirapinima.
Martins reconhece a importância do festival para o Estado e ressalta que o evento exalta a cultura indígena da Amazônia. Os votos de congratulações serão encaminhados à Prefeitura Municipal de Juruti, às Secretarias Municipais de Cultura e de Saúde da cidade e ao Governo do Estado do Pará.
terça-feira, 4 de agosto de 2009
Assembléia Legislativa aprova requerimentos de Carlos Martins
Uma das solicitações parabeniza o Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Juruti-STTR, pela passagem de seu 30º aniversário de fundação. Durante as comemorações, realizadas no mês de junho, Martins esteve presente e enfatizou a importância histórica do sindicato para o município, principalmente no que diz respeito à organização pela luta sindical, e no trabalho de conscientização política dos trabalhadores rurais.
Outro requerimento aprovado em plenário foi o que parabeniza a Rádio Rural de Santarém, pela comemoração de seu aniversário de 45 anos. O meio de comunicação foi inaugurado no ano de 1964. Este acontecimento se tornou um marco da comunicação na Amazônia, pois naquele momento surgia um instrumento através do qual os amazônidas poderiam receber informações de qualidade e credibilidade.
Assembléia Legislativa do Pará volta às atividades
O deputado Carlos Martins - PT esteve presente na sessão e participou da articulação pela aprovação de projetos importantes para o Estado. É o caso do projeto de Lei Ordinária Nº 114/2009, de autoria do Poder Executivo, que altera dispositivos da Lei de 2007, que dispõe sobre o parcelamento dos débitos das prefeituras municipais com o IGEPREV e IASEP. A matéria foi aprovada e segue para sanção governamental.
Assim que publicada no Diário Oficial do Estado a lei vai estabelecer uma nova tabela de parcelamento, que permitirá que as prefeituras inadimplentes renegociem as dívidas e consigam o Certificado de Regularização junto à Previdência, que é fundamental para a realização de convênios públicos.
Para a formalização de convênios com o Estado, os municípios devem apresentar as Certidões Negativas de Débitos dos dois Institutos.
Ação de Carlos Martins em conjunto com a SEPAQ é notícia no Blog Amazônia Acontece
Uma comitiva formada pela titular da SEPAq – Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura do Pará, Socorro Pena, deputado estadual pela bancada do Partido dos Trabalhadores Carlos Martins, coordenador da Secretaria Regional, Rivelino Mota e pelo assessor do deputado Paulo Rocha, Benilso Taveira visitou Faro na manhã do domingo, 19 de julho.
A comitiva, acompanhada pelo prefeito municipal Denis Guimarães, vice prefeito Valdemir Machado, secretários municipais, presidente do diretório do PT local, Everaldo Vidal Pinto, visitou o mercado municipal em construção no bairro do Porto de Cima, participou de reunião com membros da Colônia dos Pescadores Z-76 e vistoriou algumas obras em andamento, frutos de parceria com o governo estadual.
A sra. Socorro Pena e o dep. Carlos Martins, acompanhados pelo prefeito Denis Guimarães estiveram também no estúdio da Rádio Itaquera FM, onde concederam entrevista ao jornalista Zilton Fioravante Filho.
Ao final, já na recém inaugurada sede do diretório local do PT onde muitos membros do partido a aguardavam, a secretária Socorro Pena falou aos presentes, enfatizando que esta viagem à região do Baixo Amazonas tem o objetivo de vistoriar projetos desenvolvidos pela SEPAq, secretaria que ela comanda. Algumas reinvidicações foram-lhe apresentadas nessa ocasião, às quais ela comprometeu-se a dar encaminhamento.
Também o deputado Carlos Martins falou aos presentes e na sequencia partiram com destino a Terra Santa, dando continuidade a essa série de visitas a municípios do Baixo Amazonas.