quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Deputado Carlos Martins apresenta três projetos de Lei à AL


Durante a sessão realizada na última terça-feira, (14), o deputado estadual Carlos Martins-PT protocolou três projetos de Lei, um institui o “Dia Estadual da Proclamação ao Mundo para a família”, a ser comemorado no dia 23 de setembro, o segundo fica instituído o “Dia Estadual da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias”, - mais conhecida como a Igreja Mórmon, a ser celebrado, anualmente no dia 06 de abril. O terceiro e último considera como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Pará, a “Feira da Cultura Popular”, realizada no município de Santarém.

Justificativa

As duas primeiras proposições estão ligadas a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que chegou ao Brasil em 1923 e no Pará em 1975, seus membros, denominados “Mórmons” acreditam que a Igreja é a restauração da Igreja de Cristo mencionada no novo Testamento, com uma organização, cujos seus ministros locais e dezenas de milhares de missionários servem ao mundo todo sem receber nenhuma remuneração.

Dentro do estado do Pará as ações dos Mórmons se caracterizam pelo desenvolvimento de projetos, realizados na forma de mutirões nacionais, estaduais ou locais, que incluem: doação de sangue aos hemocentros, reformas de escolas, praças e logradouros, confecção e doação de roupas a hospitais, doação de kits para mães e bebês recém-nascidos, doação de alimentos, remédios, roupas e demais gêneros de primeira necessidade. No entanto, Martins entende como justa a homenagem a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pelos seus elevados princípios e valores; e a relevância de seus serviços prestados.

O outro projeto de Lei enviado, tem por objetivo classificar como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Pará, o evento “Feira da Cultura Popular” realizado no município de Santarém. A Feira da Cultura existe desde 1969, por meio de uma iniciativa do Movimento de Educação de Base (MEB).

O grande destaque desse evento está na participação das comunidades que montam suas barracas e expõem seus principais produtos, além de torneios de futebol, exposição sobre a história da feira, palestras relacionadas ao meio rural, apresentação do II Festival do Carimbo de Santarém.

Dessa forma, considerando a importância dessa Feira para o município de Santarém e para toda a região Oeste do Pará, pois é uma forma de divulgação da cultura popular e do folclore e de movimentação da economia de várias comunidades locais.

Sem comentários: