sábado, 29 de março de 2008

Fórum Social Mundial é tema de SESSÃO ESPECIAL


Janeiro de 2009. Data que vai marcar a realização da 8ª edição do Fórum Social Mundial na capital paraense. Para que este evento de grande proporção mundial aconteça sem qualquer obstáculo, os deputados estaduais Carlos Martins (Líder do PT) e Carlos Bordalo (PT) solicitaram realização de sessão especial para debater o Fórum Social Mundial. A sessão vai acontecer nesta segunda-feira, 31, no auditório João Batista.
O evento, organizado por movimentos sociais com o objetivo de celebrar a diversidade, visa discutir temas relevantes e buscar alternativas para questões sociais em âmbito mundial. “O Fórum pretende ser um espaço aberto e democrático. Um grande momento de encontro da esquerda mundial e dos movimentos sociais”, relatou o deputado Carlos Martins, Líder da bancada do PT na ALEPA.
Com a presença estimada, aproximadamente, de 120 mil pessoas de todo o mundo, o Parlamento Estadual pretende, como representante institucional do povo paraense, participar da organização deste importante acontecimento, ao iniciar através deste debate a participação dos variados segmentos da sociedade. Movimentos e entidades sociais, secretarias estaduais e associações de moradores e do comércio são esperadas para engrandecer o debate.
DECISÃO - O Conselho Internacional do Fórum Social Mundial decidiu, em reunião realizada em Berlim, na Alemanha, no final de maio de 2007 que o evento fosse realizado na capital do Estado do Pará, na cidade de Belém.
Deputado CARLOS MARTINS PREOCUPADO COM O POVO
Externou sua preocupação com as famílias ameaçadas pela última enchente ocorrida em Santarém, no oeste do Estado. Para o deputado a situação é de calamidade pública e pediu a intervenção do Estado com medidas urgentes de apoio a Prefeitura, “para que não venha acontecer o pior. Espero que Deus, e as autoridades estejam atentos à situação porque as pessoas não suportariam mais uma enchente”, garantiu.
QUESTÃO DA SAÚDE NO ESTADO E NO PAÍS
Usando a tribuna no último dia 28/03, o Deputado Carlos Martins(PT) fez considerações sobre a questão da saúde, no Estado e no país. Comentou sobre a necessidade de ser injetada na área da saúde, nos Estados e nos Municípios mais 48 bilhões de reais para fazer frente a novas dificuldades do setor. Citou os quase 15 bilhões liberados pela CPMF ano passado, e que hoje, não entrará, devido à perda da CPMF. O governo federal, segundo o deputado, se esforçou muito para que esses recursos fossem liberados, já que o certo seria a liberação de 100 bilhões para investimentos na área de saúde e hoje se tem em mãos pouco menos de 50% desse valor. “É lamentável que o os recursos liberados estejam sendo desviados para outros tipos de investimentos. Podemos ver aqui no Pará a situação que nos encontramos que é lamentável. No Rio de Janeiro há uma epidemia de dengue, então peço que tais recursos destinados à saúde, possam ser utilizados efetivamente nesta área”, acrescentou o deputado.

Sem comentários: