quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Homenagem ao presidente Lula

Como imagens falam mais do que mil palavras o mandato do deputado Carlos Martins disponibiliza neste post uma vídeo homenagem ao presidente Lula.

FELIZ ANIVERSÁRIO PRESIDENTE LULA



Quarta-feira, 27 de outubro de 2010, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva completa hoje 65 anos. O presidente do Bolsa Família, do Prouni, do Luz Para Todos, o "cara" segundo o presidente dos E.U.A, Barack Obama.

Lula nasceu em uma família de humildes agricultores, em Pernambuco, cidade de Garanhuns, em 27 de outubro de 1945. Sétimo filho do casal Aristides e Eurídice, teve contato desde cedo com questões que formariam boa parte de suas bandeiras sociais.

Aos 11 anos, foi obrigado a se mudar para São Paulo com a mãe e os irmãos depois do abandono do pai. Na cidade, morou com toda a família no fundo de um bar na Vila Carioca. Aos 12 anos, conseguiu emprego em uma tinturaria. Depois trabalhou ainda como engraxate e office-boy.
Em 1964, chegou à região que se tornaria símbolo de sua biografia política. Formado torneiro mecânico pelo Senai, Lula iniciou sua vida profissional em metalúrgicas de São Bernardo. Lá, ainda naquele ano, perdeu o dedo mínimo da mão esquerda em um acidente.

Em seguida, influenciado por seu irmão José Ferreira da Silva, o Frei Chico, militante de esquerda na época, começou a engajar-se nas lutas da categoria.
A partir daí, construiu uma trajetória vertiginosa no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Em 1972, tornou-se primeiro-secretário da entidade. Três anos depois, foi eleito presidente do sindicato com 92% dos votos.

Na esteira do processo de abertura política iniciado no final dos anos 70, Lula transformou-se no líder operário mais influente do País. Em março de 1979, na greve convocada pelo sindicato comandado por ele, mais de 100 mil metalúrgicos paralisaram a produção no ABC.

A repressão ao movimento estimulou Lula a pensar pela primeira vez na formação de um partido destinado a representar a classe trabalhadora.

Associado a intelectuais, sindicalistas, setores da igreja católica e movimentos sociais, Lula fundou o Partido dos Trabalhadores (PT) em fevereiro de 1980. Ainda naquele ano, uma outra greve no ABC o levaria à prisão.

Em 1982, acrescentou o "Lula" oficialmente ao nome e disputou o governo paulista. Dois anos depois, participou da campanha pela eleição direta para presidente, a "Diretas-Já".

A campanha acabou derrotada, mas fez de Lula uma liderança nacional. Em 1986, ele foi eleito o deputado constituinte mais votado do País.

A consequência óbvia da popularidade conquistada por Lula foi a disputa da primeira eleição presidencial no Brasil após o regime militar, realizada em 1989.

Lula, Paulo Maluf, Ulysses Guimarães e Mário Covas, entre outros pesos pesados da política nacional, participaram de uma campanha marcada por denúncias e ataques mútuos. No entanto, a vitória ficou com o então governador de Alagoas Fernando Collor de Mello.
Lula ainda disputaria outras duas eleições antes de ser eleito. Em 1994 e 1998, foi derrotado por Fernando Henrique Cardoso, antigo aliado dos anos de sindicalismo.

Em 2002, porém, Fernando Henrique não conseguiu eleger o candidato que apoiava, José Serra. No dia em que completou 57 anos, Lula foi eleito presidente da República com quase 53 milhões de votos.

Está terminando seu 2º mandato. É apontado como um dos melhores presidentes do mundo.

Sem comentários: