terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Carlos Martins parabeniza implantação do 1ª Unidade de Saúde da Família Fluvial do Brasil, em Santarém


Navio Abaré, modelo de atendimento, ensino e pesquisa nos moldes de um Programa de Saúde da Família itinerante
Atendimento médico

Ambulancha para remoções de emergência

Atendimento odontológico


O deputado Carlos Martins (PT) protocolou hoje, 07 de dezembro, requerimento parabenizando o Ministério da Saúde, as prefeituras municipais de Santarém, Belterra e Aveiro, a Secretaria Municipal de Saúde de Santarém, o Projeto Saúde e Alegria e a Fundação Terre des Homens pela implantação da primeira Unidade de Saúde da Família Fluvial do Brasil.

Hoje, 07 de dezembro, oficializa-se, em Santarém, a primeira Unidade de Saúde da Família Fluvial do Brasil. Foram convidados a participar do evento a diretora do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Claunara Schiling Mendonça, o Secretário Municipal de Saúde de Santarém, José Antonio Rocha, os diretores do Projeto Saúde e Alegria e representantes dos Municípios de Belterra e Aveiro.

Piloto - O Projeto Saúde e Alegria e os parceiros citados, promovem desde 2006 o atendimento básico em saúde, como: serviços médicos e odontológicos, vacinações, pequenas cirurgias, além de exames preventivos como o pré-natal e o PCCU, ações de educação e prevenção. O projeto atende aproximadamente 70 comunidades do rio Tapajós, utilizando como meio o Barco Hospital Abaré. A iniciativa apresentou como resultado, o auxílio à saúde de 15 mil pessoas.

Estatística - Os resultados foram os melhores possíveis. Cerca de 96,5% das crianças estão vacinadas, indicador superior à média Estadual que é de apenas 83,3%. Apenas 2% das crianças menores de 02 anos estão desnutridas, enquanto nas comunidades não atendidas é 5%. 90% das crianças de até 6 meses são alimentadas exclusivamente com o leite materno. 98% das mulheres grávidas fazem o pré-natal, sendo que apenas 73% o fazem no Estado.

Com base nesta realidade e na experiência demonstrada, o Ministério da Saúde publicou no dia 03 de agosto, no Diário Oficial da União, uma portaria que oferece resposta a esta demanda antiga da região amazônia. A portaria instituiu critérios diferenciados para implantação, financiamento e manutenção da Estratégia de Saúde da Família para as populações ribeirinhas na Amazônia Legal e no Mato Grosso do Sul. Esta regulamentação permite, então, que os municípios implementem Unidades de Saúde da Família Fluviais, algo inédito no Brasil.

Assim, as Secretarias Municipais poderão receber recursos para subsidiar os custos operacionais, especialmente das equipes que necessitam enfrentar jornadas de mais de 15 dias de viagem à campo, acarretando custos mais altos do que aqueles que até então a política de saúde considerava como padrão do SUS.

Com isso, o projeto demonstrativo está sendo oficializado hoje, contando com apoio do Ministério da Saúde. Trata-se da primeira equipe de Saúde da Família Fluvial a ser implantada no país, objetivando o atendimento básico às populações ribeirinhas.

Carlos Martins considera uma conquista de extrema importância para garantir o acesso aos serviços de saúde para populações ribeirinhas vivendo em comunidades distantes dos centros urbanos.

1 comentário:

Delcimar Viana Secretário municipal de saude são sebastião da boa vista disse...

cARLOS Martins

Alguem precisa nos ajudar a tarzer este projeto a nossa região do marajo, principalmente ao nossa microregião São Sebastião da Boa vista, Muana, Curralinho e Limoeiro do Ajuro e Oireas. ficamos aqui com nosso solicitação