segunda-feira, 6 de julho de 2009

Carlos Martins participa de audiência com senadores para discutir o embargo à carne bovina no Pará

O deputado estadual Carlos Martins - PT, participou na última quinta-feira, 02/06, da audiência pública promovida pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do senado federal, realizada no auditório João Batista da Assembleia legislativa do Pará.
A comissão investiga denúncias de suposta compra de gador produzido em áreas desmatadas recentemente. objetivo é resolver impasse em torno da comercialização de carne bovina no estado do Pará. O Ministério Público recomendou a grandes redes de varejo que não adquiram o produto. Participam dos debates os senadores Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Neuto de Conto (PMDB-SC), e o presidente da CRA, Valter Pereira (PMDB-MS).

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal acaba de iniciar, em Belém (PA), audiência pública para investigar denúncias de suposta compra de gado produzido em áreas desmatadas recentemente. O objetivo é resolver impasse em torno da comercialização de carne bovina no estado do Pará. O Ministério Público recomendou a grandes redes de varejo que não adquiram o produto.

Na reunião, foi discutida decisão de grandes redes de supermercados de suspensão de compra de carne proveniente de criações ilegais de gado em áreas desmatadas da Amazônia. A decisão das empresas atacadistas foi motivada por recomendação do Ministério Público Federal, enviada a 69 grandes grupos revendedores de carne bovina e de derivados do boi e a fabricantes que utilizam essa matéria-prima, sugerindo que fosse evitada a comercialização de produtos com origem em criações ilegais de gado em áreas desmatadas.

Conforme informações divulgadas no site do MPF no Pará, 35 empresas já aderiram ao "boicote aos bois do desmatamento", entre as quais Pão de Açúcar, Carrefour, Wal-Mart, Vicunha Têxtil,Vulcabrás, Ypê, Sadia e Gelita do Brasil, esta última responsável pela produção de 15% de toda gelatina consumida no mundo.

Durante a programação a governadora do Pará, Ana Júlia Carepa antecipou: "está muito próximo o acordo em torno de um Termo de Ajuste de Conduta", com definição de um tempo de transição para que os pecuaristas cumpram as exigências estabelecidas pelo Ministério Público Federal.

Carlos Martins é presidente da Comissão de Agricultura da Alepa e acredita que as propostas do governo do Estado são eficazes na resolução do problema.


Sem comentários: