terça-feira, 22 de abril de 2008

Providências sobre a Saúde Pública no Estado do Pará.

Os membros da Comissão de Educação, Cultura e Saúde, os Deputados: Deputado Carlos Martins, Josefina Carmo, Arnaldo Jordy, Cássio Andrade, e o Líder do Governo Deputado Airton Faleiro com entidades da área de saúde como por exemplo Membro do Conselho Regional de Medicina, Diretor da Santa Casa de Misericórdia (Helio Franco), Conselho Estadual de Medicina(Dra.Rosângela Monteiro e Roberto Tuma), Sindicato dos Médicos do Estado do Pará, acadêmicos do curso de medicina.
O tema central foi a Situação da Saúde Pública no Estado do Pará, como a falta de materiais de procedimento cirúrgico, ausência de recursos básicos como por exemplo papel de receituário médico.
O deputado Carlos Martins se manifestou favorável ao debate, enfatizando a grande relevância do tema. Se expressa dizendo “que a característica na área de saúde é a falta de diálogo com as entidades sobre o assunto”, como a insuficiência de recursos e que deve haver a descentralização da saúde, como dos hospitais regionais para um melhor atendimento, autonomia, orçamento pra arcar com despesas dessa natureza, capacidade de gestão democrática, financiamento adequado, como estão sendo alocados os recursos para a saúde e etc.
O resultado do encontro ficaram acertadas três atividades:
1) Visita à Santa Casa de Misericórdia no Estado do Pará, localizada em Belém/Pa, em conjunto com a Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa, no qual é membro titular e as entidades presente nessa reunião.
2) Um debate público mais aprofundado com essas entidades e sociedade civil, numa Sessão Especial que realizar-se-à na Assembléia Legislativa;
3) Audiência das Entidades da área de Saúde e a Comissão de Saúde da Alepa com a Governadora do Estado Ana Júlia Carepa.

Sem comentários: