quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

LOA é discutida e aprovada em plenário

Em pronunciamento na Assembléia Legislativa do Estado, na última sessão em plenário do período legislativo de 2008, o deputado Carlos Martins destacou a importância da aprovação da Lei Orçamentária Anual – LOA. Ele declarou que os parlamentares são representantes da população na elaboração da legislação do Estado, e o orçamento estadual vai beneficiar toda a sociedade paraense, já que trata do planejamento dos investimentos do Governo em 2009.
De acordo com pesquisa publicada em jornais locais, o IBGE relatou que em 2006 o PIB do Estado era de 44 bilhões e metade estava concentrado em 5 municípios que são pólos do Estado do Pará, são os municípios de Belém, Barcarena, Parauapebas, Ananindeua, Tucuruí e Santarém. Martins citou a pesquisa e declarou que entende a importância destes municípios,como aqueles que produzem a maior economia do Estado. Porém, ele destacou que "Isto demonstra a concentração de renda no Estado e que precisamos promover políticas públicas que levem a uma maior distribuição da renda no Pará". O parlamentar acredita que a LOA pode ser o canal de promoção do desenvolvimento do Estado, sem exclusão de nenhuma região, para que outros municípios possam usufruir do Produto Interno Bruto do Estado.
Por todos estes fatores, o líder petista acredita que é a aprovação da LOA 2009 foi fundamental para possibilitar a realização de mais investimentos e programas para as regiões paraenses, a fim de promover uma política de desenvolvimento econômico, social, ambiental e cultural no Estado com mais justiça e solidariedade.

Sem comentários: