quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Carlos Martins prestigia encerramento da Festa de São Sebastião







Na última quarta-feira, 20 de janeiro, o município de Cachoeira do Arari, no Arquipélago do Marajó, festejou o encerramento da maior manifestação religiosa e cultural da região. A festividade de São Sebastião, iniciada no último dia 10, quando foram erguidos três mastros em frente à igreja da cidade, teve este ano uma alegria a mais nas comemorações, neste mês foi sancionada pela governadora Ana Júlia Carepa a Lei Nº 7.377, de 06 janeiro de 2010, de autoria do deputado estadual Carlos Martins – PT, que institui a manifestação como patrimônio cultural de Natureza imaterial do Estado.

O deputado esteve ao lado da governadora Ana Júlia, do deputado federal Paulo Rocha - PT, de autoridades paraenses e deputados estaduais, e do prefeito da cidade, Jaime Barbosa, durante a programação de encerramento da festividade. “Sei da importância desta manifestação para a região do Marajó. Sinto-me honrado em ter apresentado este projeto que se tornou lei. Com o apoio do governo esta festividade poderá ser preservada, valorizada e divulgada, o que vai trazer diversos benefícios para o município e para o Estado” declarou Martins.
Novenas, procissões e missas marcam o lado religioso da festa. Cavalgadas, festas e um arraial estão entre as atrações culturais. Os dois aspectos formam a identidade cultural do povo marajoara.
Carlos Martins acompanhou a governadora durante toda a sua agenda no município. Participou da visita ao Museu do Marajó, e da entrega de 5 km de vias pavimentadas, dentro do programa Asfalto Participativo. As principais avenidas e travessas de Cachoeira estão asfaltadas e sinalizadas. De acordo com o governo, as obras de pavimentação estão chegando também a 68 quilômetros da rodovia PA-154, que liga Cachoeira do Arari e Santa Cruz do Arari ao porto do Camará e às cidades de Soure e Salvaterra.

Sem comentários: