quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Informações da Sepaq são apresentadas aos parlamentares

Em pronunciamento na Assembléia Legislativa, o deputado Carlos Martins apresentou aos demais parlamentares o resumo do relatório de 2008 da Secretaria de Pesca e Agricultura do Estado do Pará (Sepaq). Nos governos anteriores o setor pesqueiro estava atrelado à Secretaria de Agricultura (Sagri) e a partir de 2007, no governo do PT no Estado, foi criada a Secretaria de Pesca e Agricultura do Pará. A secretaria surgiu com a missão de incentivar e dar apoio às atividades de pesca e aquicultura, disponibilizando uma infraestrutura que possibilite a competitividade do mercado pesqueiro paraense no âmbito nacional e internacional.

No Pará existem três estações de aquicultura, localizadas em Curuçá, Terra Alta e Santarém. Em 2008, foram destinados cerca de R$ 416.000,00 para serem aplicados em reformas, compras de equipamentos e instalação de modernos laboratórios nas estações, transformando-as em Centros Integrados de Aqüicultura (CIAq’s). “O Estado do Pará e de Santa Catarina têm a maior produção de pescado no Brasil, e possuem uma grande importância para a balança comercial do País, por isso a preocupação do governo Ana Júlia em investir nesse setor também na área da pesquisa, junto à Universidade Federal do Pará. Muito do que estamos vendo no avanço deste segmento em nosso Estado se deve à atuação da Sepaq na administração e estruturação do segmento pesqueiro no Pará, colocando o Estado em posição confortável neste mercado tão competitivo”, declarou o líder petista.

A Sepaq realizou diversas ações em todo o Estado como a implantação do Sistema de Informações da Pesca e da Aquicultura (SEIPAq), fez um amplo diagnóstico do setor pesqueiro no Estado, fiscaliza e controla o desembarque de pesca no território paraense, realizou o Fórum Pan-Amazônico de Pesca e Aquicultura (FORPAq), do qual participaram aproximadamente 1.100 participantes e criou redes de pesquisas aplicadas para o desenvolvimento sustentável do segmento no Pará.

Sem comentários: