segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Parlamento inicia ano legislativo

O período legislativo do ano de 2009 começou hoje (02) na Assembléia Legislativa do Estado do Pará, com a sessão solene de posse da nova diretoria da Casa, que contou com a participação dos parlamentares, secretários de Estado, prefeitos e da governadora Ana Júlia Carepa.
Durante seu pronunciamento a governadora fez um balanço das ações do governo durante o ano de 2008 e declarou quais as suas perspectivas para o ano de 2009, terceiro ano do seu mandato. Ana Júlia ressaltou que os programas implantados estão contribuindo com a expansão e melhoria da educação pública no Pará, é o caso da inserção do jovem no mercado de trabalho através do programa Bolsa-Trabalho, além de outros. O projeto de inclusão digital Navega Pará, já presente nos 143 municípios do Pará foi destaque no discurso da governadora, que enfatizou a importância do alcance da sociedade à rede mundial de computadores, uma forma de incluir e integrar a sociedade. Segundo a governadora, só em 2008 foram implantadas 16 cidades digitais e 40 infocentros para atender a 600 escolas até março deste ano. Com o projeto cerca de dois milhões de pessoas terão acesso a Internet de alta velocidade. A mensagem da governadora ao Parlamento, também citou os dados dos investimentos na segurança pública, saúde, educação, assistência social e outras áreas.
Junto com Domingos Juvenil, reeleito presidente da Alepa, assumiram também os deputados eleitos para a mesa diretora da Assembléia Legislativa do Estado. A nova mesa é composta por João Salame (PPS): 1º Vice-presidente; Ítalo Mácola (PSDB): 2º Vice-presidente; Miriquinho Batista (PT): 1º secretário; Haroldo Martins (DEM): 2º secretário e Deley Santos (PV): 3º secretário.
O líder do Governo no Legislativo, deputado Airton Faleiro (PT), defendeu o trabalho que o governo vem realizando em todas as regiões do Estado, promovendo a integração regional com a Região Metropolitana de Belém, citou inúmeros programas que estão sendo desenvolvido, entre eles, a regularização fundiária e o Zoneamento Econômico Ecológico da região Oeste do Pará, já em curso "Este trabalho está possibilitando um maior entendimento das necessidades do povo paraense", ressaltou Faleiro. As sessões ordinárias serão retomadas a partir de amanhã, dia 3.

Sem comentários: