quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Deputado Carlos Martins visita casa de apoio a portadores de autismo em Anandindeua

Na tarde da última terça-feira (09), Carlos Martins-PT, acompanhado da vice-prefeita de Ananindeua, Sandra Batista visitaram a Casa da Esperança-Fundação Especial Permanente, espaço voltado para intervenção e tratamento de crianças e adolescentes portadores de autismo, onde são atendidos mais de 70 pessoas da região metropolitana de Belém (Belém, Ananindeua e Marituba) e Castanhal, além de municípios como Santarém e Bragança. A instituição pretende proporcionar uma vida mais independente e saudável a crianças e adolescentes.

Carlos Martins se sensibilizou com o projeto Casa Esperança e se prontificou a ajudar no que for necessário para dar continuidade as atividades da Casa, que hoje passa por algumas dificuldades.
O autismo é um transtorno do desenvolvimento com determinantes genéticos e biológicos, interfere de forma global e invasiva, principalmente nas áreas de comunicação, interação social e funções executivas (planejamento, escolha de interesses e atividades, etc.). Caracterizando-se por um comportamento restritivo e repetitivo, provocando sérios comprometimentos nos mais variados campos de vivência, quando não se possui tratamento e diagnóstico precoce.
A Casa da Esperança de ananindeua é a única no estado do Pará e foi fundada no dia 10 de setembro de 2007, por pais da AMAB (Associação de Amigos dos Autistas de Belém) sob supervisão da Drª Fátima Dourado e Dr. Alexandre Costa e Silva (Presidente e Diretor Técnico respectivamente) com a missão de proporcionar às pessoas com autismo atendimento integral, público e de qualidade, respeitando-os como cidadãos de direito e valorizando as suas potencialidades, contribuindo para a construção de uma sociedade inclusiva. O projeto conta com uma equipe de profissionais das seguintes áreas: medicina (pediatria e psiquiatria), psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, enfermagem, serviço social e pedagogia.

Sem comentários: