quinta-feira, 12 de março de 2009

Formação técnica profissional é compromisso do governo

Em pronunciamento feito hoje, no plenário da Assembleia legislativa do Estado do Pará, o deputado estadual Carlos Martins reafirmou o compromisso do governo Ana Júlia Carepa em implantar o novo modelo de educação profissional técnica de nível médio no Estado. O modelo é voltado para uma formação profissional qualificada, integrando o ensino médio e o profissionalizante. Segundo Martins, este modelo de educação busca atuar de forma integrada com a cidadania por meio da educação, cultura, esporte, ética e família.
O deputado apresentou informações sobre a atual situação da rede de educação tecnológica do Pará – EETEPA. A rede é constituída atualmente por 14 escolas, localizadas em 9 municípios, ao todo as instituições vão matricular apartir deste ano cerca de 7000 alunos. De acordo com informações da Seduc, todas serão reformadas, ampliadas e adaptadas para implementar a nova orientação pedagógica, e até 2010 a rede deverá possuir 29 escolas. Parte dos recursos já foi assegurado pelo programa Brasil Profissionalizado do MEC, que já aprovou um projeto encaminhado pela Seduc com recursos previstos de 93 milhões de reais.
A ampliação das escolas que compõem a rede é justificada pela grande demanda apresentada no processo seletivo 2008, a exemplo da Escola Técnica Estadual Magalhães Barata (ETEMB) que ofertou 1.140 vagas na forma subsequente, disputada por 8634 candidatos. Para os cursos da então Escola Técnica Preparatória – Belém, localizada em Icoaraci, 330 vagas foram ofertadas para serem disputadas por 4810 alunos inscritos.
“Promover inclusão no mercado de trabalho e proporcionar ao jovem carente um futuro diferente são as metas deste projeto do nosso governo. Através da geração de conhecimento queremos promover o desenvolvimento econômico-social de todas as regiões do nosso Estado”, enfatiza Martins.

Sem comentários: