quarta-feira, 4 de março de 2009

Site agenciapara.com publica matéria com Carlos Martins

Democratização – A bancada do PT no Legislativo comemorou o anúncio de instalação da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar na Casa. Domingos Juvenil comunicou em plenário a nomeação dos dez membros, conforme dispõe a Resolução nº. 11/1997.
Líder do PT na Alepa, Carlos Martins disse que “a comissão é fundamental na Casa porque mostra determinação em enfrentar aquilo que se refere a eventual falta de decoro do parlamentar, sem corporativismo. Pra isso, ela deve ser livre e soberana para apurações devidas”.
A comissão vem a reboque da instalação da CPI da Exploração Sexual Infantil, no último dia 11 de dezembro, e das denúncias contra o deputado Luis Afonso Sefer (DEM), acusado de abusar de uma criança de 9 anos de idade. Uma possível cassação de mandato passa naturalmente por comissão do gênero. Membros da CPI da Pedofilia, do Senado Federal, estará em Belém esta semana, para apurar informações sobre os crimes no Pará.
Carlos Martins ressaltou que o atraso é de pelo menos dez anos, levando em conta que a resolução que institui o Código de Ética e Decoro da Alepa é de 1997.
O deputado lembrou que quase todos os outros estados já contam com a comissão e também com outros instrumentos de democratização das atividades parlamentares, como as comissões de legislação participativa. “Somos de um partido que preza por instrumentos de democratização. O Executivo do Pará, com o PT, implantou e mantém experiências neste sentido. Temos exemplo deste compromisso na Câmara e no Senado Federal também. Nosso parlamento precisa acompanhar esse processo, um avanço na democracia e controle social”, defendeu.
Carlos Martins foi nomeado membro da comissão, mas por escolha do próprio presidente da Alepa e não por indicação do partido. “Nossa bancada vai se reunir amanhã (quarta) de manhã para discutir quais os espaços que cada parlamentar vai ocupar, inclusive indicando quem realmente ficará na Comissão de Ética”, afirmou.
Presidente da Alepa, Domingos Juvenil, argumentou sobre os critérios adotados para escolha dos membros da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar: “O resultado da Comissão Parlamentar de Inquérito poderá passar para a Comissão de Ética, então nós não poderíamos ter membros da CPI na Comissão de Ética”.
Veja a composição anunciada:
Martinho Carmona (PMDB), Carlos Martins (PT), Alexandre Von (PSDB), Eduardo Costa (PTB), Roberto Santos (PRB), Luiz Cunha (PDT) e Cássio Andrade (PSB), tendo como suplentes os deputados Zé Neto (PP), Alessandro Novelino (PSC) e Robgol (PTB).

Texto: Érika Morhy – Casa Civil da Governadoria

www.agenciapara.com.br

4 comentários:

Anónimo disse...

Tenho acompanhado os trabalhos do ilustre deputado, seja no seu blog oficial, ou através da imprensa fala e escrita de nossa região. O representante de nossa região na Assembléia tem se destacado pelas relevantes atividades em prol de nossa gente e nossa região. Parabéns deputado continue assim.

Obs. Seu nome que deveria ser indicado para disputar a Prefeitura de Santarém.

MÁRIO COSME DE SOUSA REGO
Bairro da Prainha
Santarém - Pará

Anónimo disse...

Parabéns deputado pelo trabalho na Assembléia legislativa, você é um digno representante de nossa região. Leio suas atividades no Blog do Ruy Nery e no Jornal O Impacto.

José Amorim
Juruti - Pa

Anónimo disse...

Esse trabalha o resto embroma. Eu gostaria de vê-lo disputando a prefeitura contra o Von, para dar um bahno de voto nele como a Maria deu no tal de Maia. Pra frente meu caro deputado, nossa região precisa dos seus serviços.

José Pinto de Mileo
Av. Altamira,bairro da Prainha
Santarém

Anónimo disse...

Tomei conhecimento, com grande satisfação, da aprovação, pela Assembleia Legilativa, do projeto que regulamenta no Pará a nova lei da Licença Maternidade. Fiquei ainda mais satisfeito quando soube que a matéria, de autoria do Executivo, foi soliditada pelo nobre deputado Carlos Martins. Quero aqui em meu nome (Juscelino Ferreira, em nome da minha esposa Sarom Serique Ferreira e de todas as mulheres da nossa família) agradecer o seu empenho nesta causa mais do que nobre. Obrigado e parabéns pela sua iniciativa.