terça-feira, 17 de março de 2009

Proposta apresentadas por príncipe Charles são alternativas à Amazônia

Em pronunciamento feito hoje, no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, o deputado petista Carlos Martins (PT) enfatizou as propostas apresentadas pelo príncipe Charles, primeiro na linha de sucessão da coroa inglesa, durante sua visita à região Oeste do Pará.
O príncipe Charles apresentou à comitiva de brasileiros, que o acompanharam na visita a florestas da região, a proposta de constituir um mecanismo financeiro internacional que possa mobilizar recursos significativos, estimado em bilhões de dólares, para a conservação da floresta nos países tropicais, é o que garante Tasso Azevedo, diretor do Serviço Florestal Brasileiro, que estava na comitiva com o príncipe.
Para Martins, a criação de um fundo internacional para conservar as florestas existentes na região amazônica é um dos caminhos para garantir o desenvolvimento sustentável de todo o território. “Porém, é preciso refletir sobre outras possibilidades de investimentos na sustentabilidade dos recursos naturais existentes em nossa região”, declara Martins, que defende o desenvolvimento do Estado do Pará de forma igualitária, tanto social quanto econômica.
Príncipe Charles demonstrou interesse nas políticas públicas de reflorestamento, implantada durante o governo petista no Estado, principalmente no 1 bilhão de árvores para Amazônia, maior projeto de reflorestamento do mundo. Carlos Martins acredita que o desenvolvimento sustentável e a gestão dos recursos naturais pode garantir que o nativo da região usufrua dos benefícios da terra, desde a matéria prima até o produto pronto para ser comercializado. Para fortalecer este modelo, Martins destaca a construção dos parques tecnológicos do Guamá, em Belém; da região do Tocantins, em Marabá; e Tapajós, em Santarém. O parque tecnológico de Santarém está voltado para as áreas madeireiras, agricultura tropical, pesca e aqüicultura.

Sem comentários: