sexta-feira, 16 de abril de 2010

Carlos Martins debate desenvolvimento regional no “Seminário Amazônia”







O deputado Carlos Martins – PT esteve presente no “Seminário Amazônia: caminhos para o desenvolvimento econômico, social e sustentável com a inclusão do seu povo”. O evento é uma realização da Fundação Perseu Abramo, PT e ainda, pela Central Única dos Trabalhadores - CUT e pelo Conselho Nacional das Populações Extrativistas – CNS. E acontece de 15 a 17 de abril, no hotel regente, em belém. O seminário já recebeu a presença dos ministros Luiz Dulci, da Secretaria Geral da Presidência da República e Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, da liderança petista José Dirceu, do presidente do Partido dos Trabalhadores, João Batista, de alguns secretários do governo estadual como a titular da Sepaq, Socorro Pena, e ainda representantes das prefeituras do Estado do Pará, como os prefeitos de Juruti, Henrique Costa e de Santarém, Maria do Carmo.

O seminário conta, ainda, com a participação de especialistas, representantes do movimento sindical e do poder público. Entre os temas debatidos estão: ordenamento territorial e gestão ambiental; produção sustentável com inovação e competitividade; implantação de infraestrutura para o desenvolvimento sustentável; inclusão social e cidadania. Participam do seminário dirigentes nacionais do PT e demais lideranças estaduais do Partido no Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins; e também dirigentes da CUT, CNS, parlamentares, prefeitos, governadores do PT e representações dos movimentos sociais.
Ordenamento territorial e Gestão ambiental é o tema que iniciou a programação. A presidente da CUT/PA coordenou a mesa. São expositores o ministro Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais); Márcio Meira (presidente da FUNAI); José Heder Benatti (presidente do Instituto de Terras do Pará) e Manoel da Cunha (presidente do Conselho Nacional de Populações Extrativistas).
O tema Produção Sustentável com Inovação e Competitividade entrou em discussão hoje sexta-feira, 16 de abril, sob coordenação do presidente do PT paraense, João Batista Barbosa da Silva. Os expositores são o engenheiro agrônomo Paulo Sardinha Mourão, ex-prefeito de Porto Nacional (TO); o assessor da presidência da Agência Nacional de Águas, Hamilton Pereira e o presidente do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp).
A Implantação de Infraestrutura para o Desenvolvimento Sustentável é o tema a que se dedicam o ex- ministro José Dirceu; o superintendente da Sudam Djalma Mello e o vice-presidente nacional da CUT José Lopez Feijóo.
Inclusão Social e Cidadania é o último tema do dia em debate, sob coordenação do presidente da Fundação Perseu Abramo, Elói Pietá. Os expositores são o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Luiz Dulci; a professora Marilene Correa da Silva, da Universidade Federal do Amazonas e o presidente da Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Alberto Broch.
No sábado, pela manhã, os participantes discutem e aprovam a Carta da Amazônia, que será entregue à pré-candidata Dilma Rousseff.

Sem comentários: