quinta-feira, 29 de abril de 2010

Deputado participa do seminário “Energia e Desenvolvimento”

O deputado Carlos Martins – PT esteve presente na abertura do Seminário “Energia e Desenvolvimento” que acontece em Belém de hoje, 28 de abril, até amanhã, sexta-feira, 29. O evento está sendo realizado no Hangar – Benedicto Monteiro, Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect), por meio da Companhia Gás do Pará. O patrocínio é da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), Federaração de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa) e Celpa.
De acordo com os especialistas que estão reunidos no evento, o debate sobre a matriz energética paraense e a análise de pontos de estrangulamento ao crescimento econômico do Estado do Pará, é fundamental para avaliar a viabilidade de fontes energéticas que acompanhem um processo produtivo ambientalmente menos degradante.
O evento propõe um debate sobre esforços de segmentos empresariais, governamentais, movimentos sociais e pesquisadores para que se estabeleçam soluções técnicas, econômica e ambientalmente viáveis nos horizontes de curto e médio prazo. Vale ressaltar que, em nível nacional, são recentes os esforços de se estabelecer um Planejamento Energético Nacional. Em 2008, a Empresa de Planejamento Energético (EPE), vinculada ao Ministério das Minas e Energia, consolidou um plano nacional. Nesse sentido, é fundamental iniciar os debates estaduais, considerando que a temática constitui papel estratégico para se pensar um “Novo Modelo de Desenvolvimento” para o Pará, tendo em conta o horizonte de alavancado crescimento econômico do Estado.
Além de debater e analisar a matriz energética do Estado do Pará e possíveis soluções de curto e médio prazo, o seminário pretende estabelecer cronograma para apresentação de Plano Energético Estadual, assim como consolidar estratégia de aproximação entre importantes agentes de interlocução e estruturar rede de relacionamento com instituições de fomento e pesquisa; discutir a inserção do gás natural na matriz energética paraense; apresentar e reforçar junto à sociedade a importância e os componentes favoráveis ao uso do gás natural, inclusive sob os aspectos ambientais; assumir papel diretivo quanto a proposição de medidas de melhoria das condições de oferta energética; debater o uso da hidroeletricidade e garantias de vantagens estaduais.

Sem comentários: