segunda-feira, 13 de abril de 2009

Ação de Carlos Martins é notícia em "O IMPACTO"

Deputado enaltece programa do Estado relacionado à saúde

Por: Carlos Cruz

Esta semana, o deputado Carlos Martins (PT), usou a tribuna da Alepa, para comunicar que O Governo do Estado, através do Decreto nº 1577, instituiu o Plano Estadual de Fortalecimento e Valorização da Atenção Primária em Saúde no estado do Pará, o PAB Estadual.

O parlamentar santareno falou da necessidade de adoção das diretrizes do Decreto Legislativo. “Para quem conhece os princípios básicos do Sistema Único de Saúde (SUS) em nosso Estado e acompanha a evolução do sistema, no momento em que se fala em universalidade da atenção à saúde, esta é uma oportunidade para que todos os habitantes deste Estado possam ter acesso a essas ações.

Carlos Martins enfatiza que: “com este Decreto, o Governo do Estado incentiva financeiramente a saúde da Família, com recursos transferidos do Fundo Estadual de Saúde para os Fundos Municipais que cumprirem determinados critérios e objetivos. Até agora, a grande maioria desses recursos destinados à saúde, era transferido aos municípios através de convênios pontuais, que muitas vezes atendiam determinadas situações, tais como: convênios com alguns hospitais privados que atendiam ao SUS; contratação de médicos; contratação de equipamentos públicos, como laboratórios; estabelecimento de diagnóstico em saúde nos municípios do interior do Estado.

A partir de agora, esses recursos que serão destinados principalmente ao Programa Saúde em Família. A essa estratégia de universalização do atendimento, eles irão diretamente para que as prefeituras possam efetivamente melhorar a atenção básica em saúde nos seus municípios, para que possam ter nas Unidades Básicas de Saúde da Família, profissionais qualificados, especializados, que possam dar atenção fundamental, que é justamente no pré-natal, na questão de crescimento e desenvolvimento da criança, nas ações de imunização, nos programas de combate à Tuberculose, Hanseníase, Dengue, DST, AIDS, e tantos outros programas, como o Saúde Bucal que é de importância fundamental nos municípios, para que essas prefeituras possam, em cooperação com o Estado, atender de forma mais qualificada os habitantes do interior do Estado.

O Governo do Estado, e toda a sua equipe de saúde, verificou que a forma mais adequada de combater essa crise na saúde, é sem dúvida, investir mais na atenção primária, onde as populações habitam, que são as pequenas comunidades rurais, nos municípios do nosso Estado, particularmente no Marajó, na Calha Norte, na Região Oeste do Estado, e nos municípios das regiões Nordeste, Sul e Sudeste do Estado”, finalizou o Deputado.



Sem comentários: