segunda-feira, 13 de abril de 2009

Audiência pública solicitada por Carlos Martins é notícia no jorna "NOVO ESTADO"


No Dia Mundial da Saúde, deputados e autoridades de diversas regiões do Pará reuniram-se no auditório João Batista da Assembléia Legislativa, em Belém. Eles discutiram a atual situação do sistema público de saúde paraense e a busca de soluções para a precariedade do atendimento à população.
A sessão foi solicitada pelo deputado Carlos Martins (PT) e coordenada pelo presidente da Comissão de Saúde da Alepa, Márcio Miranda. Josefina Carmo, Ana Cunha e Eduardo Costa foram os outros parlamentares que também participaram dos debates.
Entre as autoridades que participaram da sessão, estiveram a secretária estadual de saúde, Laura Rosseti; a secretária de saúde de Marituba, Círia Pimentel; e o secretário de saúde de Tracuateua, Aluísio Barros; além do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jader Gardelino. “A secretaria de saúde está tentando solucionar os problemas e reorganizando o sistema. Tivemos redução drástica do nosso quando por conta dos temporários que estão sendo substituídos, aos poucos, por meio de concursos e ainda sofremos com o descompromisso de algumas prefeituras do interior que incham nossas unidades e hospitais da capital. Porém, este não é o momento de apontar culpados, mas buscar soluções, por isso, debates como esse são sempre importantes”, explicou a secretária Laura Rosseti.
“O modelo de gestão do SUS é elogiável, até porque é descentralizado e leva atendimento para todos. É claro que há necessidade de melhorar alguns pontos, sobretudo no que diz respeito à regionalização, mas o modelo é interessante”, explicou o deputado Carlos Martins.

Sem comentários: