quarta-feira, 1 de abril de 2009

Sustentabilidade e preservação são discutidas em Santarém

O deputado estadual Carlos Martins (PT) participou no dia 20 de março, do Evento Solene de Assinatura de Protocolos Municipais, que discutiu às Alternativas ao Uso do Fogo no Desenvolvimento Sustentável da Região Amazônica. O evento foi uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente, Ministério das Relações Exteriores da Itália e do Centro de Estudo, Pesquisa e Formação dos trabalhadores do Baixo Amazonas (CEFT-BAM). O encontra ocorreu no auditório da Ufpa, em Santarém. Durante o evento foram realizadas atividades do Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Baixo Amazonas (CODETER), parceiro do projeto “Amazônia Sem Fogo”.
Projeto - Durante o evento foram apresentadas as propostas e os andamentos do Programa Amazônia Sem Fogo, que no pólo Baixo amazonas é coordenado pelo Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos trabalhadores do Baixo Amazonas e desenvolvido em parceria com as prefeituras, entidades públicas federais, estaduais e municipais. A assinatura do protocolo é um avanço para o desenvolvimento da região que é um importante pólo de produção no Estado do Pará.
Entre os objetivos do Programa está à redução da incidência de fogo nos 12 municípios da região do Baixo Amazonas, para isso é feito um incentivo à substituição das queimadas na produção, para priorizar ações de conservação ambiental e possibilitar melhorias na qualidade de vida da população. Outro objetivo do Programa é a busca por alternativas econômicas para a região, por meio da implantação de atividades que não utilizem o fogo e conservem a floresta, para manter a biodiversidade local, garantindo a sustentabilidade e possibilitando alternativas na geração de renda para a comunidade.
O programa prevê a formação de profissionais qualificados para promover a substituição das queimas na agricultura e na pecuária, praticadas pelos produtores da região. O “Amazônia Sem Fogo” quer reduzir os incêndios e melhorar as condições de vida dos produtores residentes nas comunidades rurais.
Os principais encaminhamentos do evento foram a respeito da implantação de projetos de ação coletiva, do centro de formação de multiplicadores e da assinatura dos protocolos municipais.

Sem comentários: