quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Audiência Pública debate o Programa Calha Norte

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará realizou hoje, 06 de agosto, audiência pública, solicitada pelos deputados Miriquinho Batista-PT e Josefina Carmo-PMDB, para discutir o Programa Calha Norte (PCN). O deputado estadual Carlos Martins-PT esteve presente na audiência e reafirmou o compromisso que o Governo do Estado tem em contribuir com a manutenção e ampliação do programa.
Fronteira – O Programa Calha Norte tem como objetivo principal colaborar com a manutenção da soberania na Amazônia e cooperar com a produção do seu desenvolvimento ordenado. Busca, ainda, desenvolver ações de desenvolvimento que sejam socialmente justas e ecologicamente sustentáveis. Contudo, respeitando as características regionais e interesses da Nação.
Estiveram presentes na audiência, além dos parlamentares da Casa, representante do Ministério da Defesa, José Roberto Ramos, o Secretário de Planejamento, Orçamento e Finanças, José Júlio Ferreira, representante do IV Distrito Naval, Capitão Luiz Alberto da Silva, o gerente regional de patrimônio da União, Neuton Miranda e os prefeitos das cidades de Portel, Pedro Barbosa, e da cidade de Óbidos, José Sales, presidentes da Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (AMAM), e da Associação dos Municípios da Calha Norte (AMUCAN), respectivamente.
Durante seu pronunciamento Carlos Martins reconheceu a importância do estreitamento de relações entre o Baixo Amazonas e a região do Marajó, alegando que as regiões possuem necessidades semelhantes. “Sou solidário a estas regiãos, reconheço a importância destes municípios para o desenvolvimento do Pará, percebo que tanto o Marajó quanto o Baixo Amazonas estão lutando pela infra-estrutura fundamental para que isto ocorra, porém os recursos direcionados ainda são insuficientes para efetivação do programa. Vamos trabalhar juntos para que a soberania e desenvolvimento de nossa nação aconteçam, e este programa é fundamental para esta realização”, declarou Martins que defende também as duas vertentes de integração do Programa, a Militar, e a Civil.
Os estados que integram a Calha Norte são: Acre, Amapá, Amazonas, Pará Rondônia Roraima.Com o atual modelo de gestão do PCN o Governo Federal pretende implantar planos de desenvolvimento local, integrado e sustentável nos municípios situados na área de atuação. Assim como, melhorar o padrão de vida da população; ampliar as oportunidades de investimentos e produção; modernizar o sistema de gestão municipal e fortalecer as atividades econômicas estaduais e municipais.

Sem comentários: