quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Conselho de Saúde realiza primeira reunião e elege Mesa Diretora

Informações do site agenciapara.com.br

O Conselho Estadual de Saúde (CES/PA) para a gestão 2009/2011 realizou nesta terça-feira (11), sua primeira reunião, na Casa de Gestão, em Belém. O objetivo foi discutir o regimento antigo e definir o regimento interno atual do novo Conselho. Outra missão foi a de eleger a Mesa Diretora do órgão.
A reunião teve a presença da Secretaria de Estado de Saúde Pública, Silvia Comarú, da secretária adjunta, Danielle Cavalcante e membros do CES. Após todo um processo democrático, o Conselho, composto por 28 membros e suplentes, foi eleito e tomou posse no último mês de julho.
As entidades que constituem o CES são representantes de diversos segmentos da sociedade como usuários do SUS, trabalhadores, gestores e prestadores de serviço da área da saúde.
Foram estes membros do Conselho Estadual de Saúde do Pará que estiveram reunidos e aprovaram o novo regimento interno do órgão. Em seguida, foi o momento da eleição da Mesa Diretora do Conselho pelos membros do CES dos diversos segmentos de saúde. A eleição teve uma chapa única e aprovada por 23 votos.
A composição da Mesa Diretora do Conselho, formada por segmentos de gestores, usuários e trabalhadores da área da saúde, ficou desta forma: secretária Silvia Comaru (Gestores), na presidência; Eunice Guedes (usuário), na vice-presidência; Pedro Neto (trabalhadores), primeiro secretário e Francisco Fernandes (usuário) como segundo secretário.
Para Danielle Cavalcante, secretaria adjunta da Sespa, esta ocasião mostra mais uma vez o compromisso do governo estadual eleito em 2007 com a promulgação da lei 7.264 de 24 de abril de 2009, que democratiza o Conselho. "Com a nova Mesa Diretora, este é o momento de discutir as novas diretrizes, de ir conduzindo o processo democrático, temas e pautas relevantes e seguir garantindo o controle social da saúde pública." Entre as atribuições do Conselho Estadual de Saúde estão as de avaliar e acompanhar a política de saúde do Estado e fiscalizar a gestão de todos os investimentos realizados na saúde do Estado.

Ascom - Sespa

Sem comentários: