terça-feira, 13 de abril de 2010

Brinquedo de miriti a um passo de se tornar patrimônio cultural do Pará

Após a comemoração de mais um Festival do Miriti, ou Miritifest, ocorrido nos últimos dias 09,10 e 11 de abril, em Abaetetuba, os deputados da Comissão de Educação Cultura e Saúde, da Assembleia Legislativa do Pará, aprovaram hoje, 13 de abril, por unanimidade o projeto que institui os brinquedos de Miriti como patrimônio cultural de natureza imaterial do Estado. A proposição, de autoria do deputado Carlos Martins – PT está pronta para pauta de votação em plenário.

Artesanato - Os Brinquedos de Miriti são exclusivos e inéditos. Eram somente encontrados em Belém, no período do Círio de Nazaret. Hoje, com o apoio do SEBRAE e do Governo do estado do Pará, que implantou o Programa de Capacitação, foi fundada a Associação dos Artesãos de Miriti de Abaetuba, ASAMAB, que conta com mais de 100 integrantes. A possibilidade de renda e trabalho, despertou o interesse de gerações mais novas que se uniram e fundaram a Miritong, desenvolvendo novos produtos e novas atividades.
O miriti escolhido é de preferência jovem. Da planta se colhe apenas os braços, onde estão as folhagens. Com isso, não é uma atividade predatória, e sim sustentável, uma vez que a árvore é mantida viva e crescendo.

1 comentário:

Mario Costa disse...

o projeto que institui os brinquedos de Miriti como patrimônio cultural de natureza imaterial do Estado, tem que ser aprovado, isso é uma coisa boa para o nosso estado.
parabens dep carlos Martins pela iniciativa do projeto.

Mario Costa
Una/ananindeua