quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Carlos Martins esteve em Brasília e participou de audiência com o INCRA


No início desta semana o deputado estadual Carlos Martins (PT) esteve em Brasília, ao lado dos deputados federais Paulo Rocha (PT) e Zé Geraldo (PT), e representantes dos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Oeste do Pará, Maria Rosa Almeida da FETAGRI – BAM, Pedro dos Santos da FETAGRI – Transamazônica e Xingu, e representantes de 99 assentamentos, onde participou de uma reunião com a diretoria do Instituto Nacional da Colonização e Reforma Agrária (INCRA), com o presidente do Instituto, Rolf Hackbart, e Raimundo Lima, diretor de programas. Estiveram presentes ainda, representantes do ICMBio e FUNAI
No encontro, foram realizadas negociações baseadas na pauta de reivindicações expressas no Manifesto pela Reforma Agrária. Os segmentos representados reivindicam a resolução das questões que impedem a liberação de alguns assentamentos no Estado do Pará, e melhorias na infraestrutura.

Entre as solicitações: recuperação e abertura de estradas, construção de sistemas de água, criação de novos assentamentos, ampliação do crédito de reforma agrária, fortalecimento e ampliação do Programa Nacional de educação na Reforma Agrária – PRONERA, baseado no fortalecimento da agricultura familiar, realização de um concurso público para preenchimento de vagas na região Amazônica e criação de uma superintendência regional do INCRA, na transamazônica. As reuniões com os representantes aconteceram na segunda-feira, 19/10, e terça-feira, 20/10.
Na quarta-feira, 21/10, Martins esteve em reunião, juntamente com o deputado Airton Faleiro (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa, com a Secretaria de Estado de Agricultura (SAGRI), e representantes da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFA), para discutirem a infraestrutura e recuperação de estradas estaduais no Pará.

Sem comentários: