terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Assembleia aprova projeto que declara a Festa de São Sebastião como patrimônio cultural do PA


A Assembleia Legislativa aprovou na última segunda-feira, 14/12, o projeto de autoria do deputado Carlos Martins (PT) que declara como patrimônio cultural de natureza imaterial do Estado do Pará a “Festa de São Sebastião”, do município Cachoeira do Arari, na Ilha de Marajó.
A festa do “Glorioso Sebastião”, como também é conhecida, ocorre há mais de um século, durante o período de 10 a 20 de janeiro, misturando o religioso e o profano. “Esta festa é uma das mais importantes do calendário cultural paraense. O evento mobiliza turistas, personalidades locais e vaqueiros marajoaras, para juntos receberem as bênçãos das primeiras chuvas trazidas por São Sebastião”, enfatiza Carlos Martins. A festividade acontece após o verão intenso que castiga os campos e por conseqüência a agropecuária, principal atividade econômica do Marajó, por isso é tão comemorada na região.

Trata-se de mais um projeto visando à valorização das tradições do povo paraense. A cultura tem sido alvo de diversas proposições realizadas no mandato de Carlos Martins. O deputado apresentou este ano algumas leis, neste mesmo sentido, que já foram sancionadas pela governadora Ana Júlia. Como o projeto que instituiu como patrimônio cultural do Pará a obra do maestro Wilson Fonseca, as Cuias de Santarém e a Cerâmica Tapajônica.

Sem comentários: