terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Moradores do Açaizal comemoram a chegada do “Luz Para Todos”


Os moradores da Aldeia Açaizal, no planalto santareno, festejaram, no último sábado (12/12), a chegada da tão sonhada energia elétrica. A prefeita de Santarém, Maria do Carmo, foi quem acionou a chave geral da rede elétrica, que leva a energia às residências daquela comunidade. A solenidade de inauguração contou também com a de secretários e coordenadores de governo e do deputado estadual Carlos Martins (PT).

Na oportunidade, o morador Itaguaí Mendes destacou a importância do “Luz para Todos” para as mais de 50 famílias que vivem na Aldeia Açaizal. Segundo ele, a energia vai diminuir muitos problemas, principalmente os relacionados ao abastecimento de água. “Agora será possível adquirir bomba para colocar no poço e ter a água na torneira das nossas casas. As nossas mulheres não vão mais precisar fazer força para puxar a água e nem andar muito para obter o produto”, disse ele. Itaguaí Mendes também destacou que, com a energia, será possível iluminar o campo da comunidade e “dessa forma garantir atividades esportivas às nossas crianças e aos nossos adolescentes fazendo com que os meses ocupem o tempo vago com o esporte, deixando de lado atividades comprometedoras”.
O vice-prefeito de Santarém, José Antonio Rocha, também esteve na inauguração do Luz para Todos. Ele fez questão de destacar que a sua comunidade natal, Curuai/Lago Grande, já usufrui deste benefício e citou uma situação. “Hoje os moradores não precisam comprar mais gelo em Óbidos e em Santarém, pois já dispõem de uma energia firme e forte em suas casas. Muitos até nem acreditavam nessa possibilidade”, falou o vice-prefeito.
Na ocasião, a prefeita Maria do Carmo destacou que a Aldeia Açaizal é abençoada “porque está recebendo a luz em uma época de luz. É o começo de um novo tempo. Hoje é um dia memorável, que ninguém irá esquecer. É um dia importante de transformação na vida de cada um”, disse ela. A prefeita fez questão de destacar que o benefício chegou àquela comunidade através de parceria entre os governos Federal, Estadual e Municipal, que não mediram esforços para garantir esse investimento rural.

Sem comentários: