segunda-feira, 28 de junho de 2010

Carlos Martins participa da entrega do kit "Faz Estrada" em Oriximiná

Da redação
Agência Pará

Mais de 1.300 famílias pertencentes a 32 comunidades ribeirinhas tradicionais das Glebas Sapucuá e Trombetas, no município de Oriximiná, região do Baixo Amazonas, receberam títulos de terra concedidos pelo Instituto de Terras do Pará (Iterpa) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no último sábado, 20.
"O Governo do Estado está demonstrando que tem responsabilidade social. Este é um dia histórico para Oriximiná e região do Baixo Amazonas", afirmou o presidente da Associação das Comunidades das Glebas Sapucuá e Trombetas (Acomtags), Emerson Carvalho.
Os títulos de Direito Real de Uso da Terra foram entregues pela governadora do Estado, Ana Júlia Carepa, no ginásio esportivo municipal Guilherme Guerreiro, que foi reinaugurado pela prefeitura.
Presente à cerimônia, o deputado estadual Gabriel Guerreiro, natural de Oriximiná e líder do governo na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), destacou a importância da entrega dos títulos como símbolo da descentralização dos investimentos que o governo está fazendo. "As políticas públicas estão chegando a todas as regiões e aqui em Oriximiná não é diferente". O mesmo sentimento de reconhecimento pela chegada dos investimentos no município foi demonstrado pelo deputado Júnior Ferrari, que também nasceu em Oriximiná e prestigiou o evento.
Kit Faz Estrada - Os 1.200 quilômetros de estradas vicinais, além dos 50 km da BR 163 que passam por Oriximiná, vão ser beneficiados pelo Programa Caminhos da Parceria, com a entrega de um kit completo de patrulha mecanizada do Programa Faz Estrada, do Governo do Estado.
"Receber este kit é muito importante para a prefeitura, pois um município como o nosso não tem condições de comprar sozinho as máquinas que são fundamentais para ajudar na abertura, recuperação e manutenção de vicinais, ramais e melhorias de vias urbanas não pavimentadas de Oriximiná", enfatizou o prefeito Luiz Gonzaga Filho, que recebeu uma pá-carregadeira, uma motoniveladora, um trator de pneu e uma caçamba, também entregues pelo Governo do Estado.
O prefeito de Juruti, Manoel Henrique Costa, que não pôde receber o kit em Santarém, foi à Oriximiná para assinar o contrato de concessão de uso das máquinas.
"Fico muito feliz de retornar à Oriximiná porque não estamos voltando de mãos vazias, estamos trazendo políticas públicas como o kit 'Faz Estrada'. São máquinas e equipamentos que vão melhorar a qualidade de vida das pessoas", afirmou a governadora.
Ana Júlia Carepa também fez a entrega dos certificados do curso de formação de 29 soldados da Polícia Militar e nomeou diretores de duas escolas estaduais em Oriximiná.
Também participaram da cerimônia no município, os deputados estaduais Júnior Hage e Carlos Martins, o deputado federal, Paulo Rocha, além da secretária de Estado de Pesca e Aquicultura, Socorro Pena, entre outras autoridades.


Ana Teresa Brasil- Secom

Sem comentários: