terça-feira, 22 de junho de 2010

Hospital de Clínicas já tem UTI Coronariana de última geração

A única Unidade de Tratamento Intensivo Coronariana disponível na rede pública de saúde do Pará foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (21), no Hospital de Clínicas Gaspar Vianna. Da solenidade participaram a governadora Ana Júlia Carepa e representantes da área de saúde.
Foram investidos mais de R$ 4,416 milhões, recursos do Fundo Estadual de Saúde, na compra de equipamentos e construção e adequação do espaço, que recebeu 10 novos leitos, sendo um de isolamento. Neste devem ser atendidos pacientes que, além de cardiopatias, apresentem doenças infectocontagiosas, como pneumonia.
A UTI também está equipada com aparelhos de última geração, para oferecer atendimento especializado e intensivo a pacientes internados com infartos agudos e angina instável, reduzindo o risco de arritmias cardíacas, choque cardiogênico ou reinfartos. Para o atendimento completo na UTI Coronariana serão oferecidos ainda suporte de hemodiálise e farmácia satélite.
Tratamento diferenciado - De acordo com o presidente da Fundação Pública Estadual Hospital Gaspar Vianna, Benedito Paulo Bezerra, a obra aumenta a quantidade de leitos do HC para 252, e oferece tratamento diferenciado e adequado a pessoas acometidas por doenças coronarianas, além de pacientes que passaram por cirurgias de angioplastia, implante de marcapasso e cirurgias cardíacas em geral, o que reduz significativamente o risco de infecções.
"Só a nossa urgência e emergência cardiológica atende mais de 824 pacientes por mês. Com essa UTI, poderemos atender de forma específica os casos graves, que antes tinham que dividir a UTI geral com pacientes portadores de vários tipos de doença", explicou o presidente. O hospital também atenderá pacientes encaminhados por unidades de saúde do interior do stado.
Para a secretária de Estado de Saúde Pública, Sílvia Comarú, a inauguração da UTI Coronariana "traduz a consolidação do atendimento público oferecido a indivíduos que sofreram doenças e problemas cardíacos". A secretária ressaltou a revitalização e reforma das instalações do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, o aumento do número de leitos da ala de Psiquiatria, a contratação de 10 médicos, 10 enfermeiros e mais de 30 profissionais, entre assistentes e auxiliares, que trabalharão especificamente com as demandas da nova UTI.

Renata Biondi - Secom

Sem comentários: