segunda-feira, 21 de junho de 2010

Entrega de comendas marca a abertura do aniversário de Santarém




A cerimônia de entrega da Medalha Padre João Felipe Bettendorf, Comenda máxima entregue pelo poder executivo municipal a personalidades santarenas que reconhecidamente têm realizado através do exercício de suas profissões relevantes trabalhos em favor do município, foi presidida pela prefeita Maria do Carmo Martins Lima, com a participação de secretários de governo, vereadores, autoridades civis e militares, representantes do poder Judiciário e do Ministério Público do Estado, convidados, alunos, jornalistas e demais populares.
O primeiro homenageado a receber a Medalha, juntamente com uma bandeira do Município de Santarém, foi o médico Alberto Tolentino Sotelo, seguido de Antonio de Oliveira (do Movimento Social), Francisco Gerson Gregório (radialista), Geraldo de Mendonça Rocha (Procurador-Geral de Justiça), Irmã Gizele Maria Pereira Marinho (diretora do Colégio Santa Clara), e Katsuo Yano (empresário).
As apresentações musicais que abrilhantaram a cerimônia ficaram a cargo da Filarmônica Municipal Professor José Agostinho e d grupo da Assessoria de esporte e Lazer, Vozes da Amazônia.
Em nome dos homenageados, falou o Procurador-Geral de Justiça, Geraldo de Mendonça Rocha, que ao referir-se especificamente sobre a Comenda, emocionou-se por inúmeras vezes. ”Essa é minha querida Santarém: do encontro das águas, das catraias, da lenda do boto, da piracaia, do Irurá, das rezas, da ladainha, do artesanato de Dica Frazão, dos poetas Emir Bemerguy e Felisbelo Sussuarana, da telas de João Fona e Laurimar Leal, dos maestros Isoca e Dororó... Foi aqui que meu pai Geraldo Rocha aportou de mala e cuia e encontrou sua alma gema, Iolanda. Esta é a mais alta honraria que recebi em toda a minha vida profissional e ao lado de outros homenageados, afirmo que nos sentimos reconhecidos pelo poder público e pela população; apresento desde logo o nosso muito obrigado. Apesar de não estar morando aqui, me sinto vinculado a Santarém e é em nome do povo deste município que nossa luta sobrevive e sobreviverá”.
O presidente do poder legislativo, vereador José Maria Tapajós, agradeceu à prefeita Maria do Carmo por ter escolhido o prédio da Câmara para dar início aos festejos do aniversário de Santarém, e avalizou a indicação dos homenageados. “Todos são merecedores desta honraria e também me sinto orgulhoso em testemunhar este momento”, expressou.
Ao justificar a escolha dos homenageados, a prefeita Maria do Carmo falou que dividiu a responsabilidade com seus secretários. “Tentamos expressar em seis pessoas as características do povo de Santarém, que é trabalhador, digno, tolerante, que tem paixão e que sabe de onde veio e para onde quer ir. O que une vocês, homenageados, é o sentimento de amor por Santarém. Todos vocês colocaram tudo o que aprenderam na vida para melhorar nossa cidade e a qualidade de vida do nosso povo. Vocês serão para sempre um nome para a história de Santarém”, concluiu Maria do Carmo.
A Medalha Padre João Felipe Bettendorf foi instituída através da Lei 9.386, em 09 de junho de 1981, através de um projeto de lei apresentado pelo então vereador Antônio dos Santos Pereira, e sancionado pelo prefeito Antonio Guerreiro Guimarães.

Sem comentários: