quinta-feira, 24 de junho de 2010

Carlos Martins participa de encontro com presidente Lula em Altamira


Na última terça-feira, 22 de junho, o deputado Carlos Martins – PT, ao lado da titular da Secretaria de Estado de Pesca e Aqüicultura (SEPAq) acompanhou a governadora Ana Júlia Carepa, o presidente Lula e o O ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, durante visita ao município de Altamira durante o ato em favor da construção da Usina de Belo Monte e do desenvolvimento da região do Xingu. No estádio Bandeirão, Lula deu continuidade aos debates sobre os projetos que visam interiorizar o desenvolvimento regional e social paraense. Na pauta estiveram: obras de asfaltamento das rodovias Transamazônica (BR-230) e da Santarém-Cuiabá (BR-163), a construção da Usina de Belo Monte, no Rio Xingu, o programa Luz para Todos, a conclusão das eclusas de Tucuruí, os investimentos no Porto de Vila do Conde, a verticalização mineral, em Marabá, e a construção de usinas hidrelétricas no RioTapajós.
Cerca de R$ 4 bilhões serão investidos em obras ambientais e sociais, para melhorar a vida da população do Xingu. A energia a ser gerada pela Usina Hidrelétrica de Belo Monte é renovável e limpa, e deverá beneficiar prioritariamente moradores da região. Durante o evento, o deputado Carlos Martins destacou a importância da Usina de Belo Monte para região do Baixo Amazonas. Segundo ele a instalação da usina facilita a possibilidade da construção de uma refinaria na região.
Em seu discurso, o presidente Lula defendeu Belo Monte como uma obra fundamental para o setor energético brasileiro. As obras da Usina Belo Monte, no Rio Xingu, ainda não começaram. Segundo o cronograma, a operação da hidrelétrica deve começar em 2015. Em seguida, a comitiva seguiu para cerimônia de início das obras de terraplanagem da usina siderúrgica Aços Laminados do Pará (Alpa). A siderúrgica vai dar início ao processo de verticalização do minério de ferro de Carajás, a partir da produção inicial de 700 mil toneladas de aço para o mercado interno brasileiro. O investimento da Alpa soma R$ 5,2 bilhões em obras e prestação de serviços.

Sem comentários: