quarta-feira, 30 de junho de 2010

Projeto de Carlos Martins pretende valorizar atenção integral à saúde do homem

Homens vivem em média 07 anos a menos que as mulheres. Esta e outras estatísticas contribuíram para que o deputado Carlos Martins (PT) apresentasse hoje, 30 de junho, na Assembleia Legislativa do Pará o projeto de lei que institui o Dia Estadual de Atenção Integral à Saúde do Homem a ser celebrado, anualmente, no dia 10 de setembro.
A proposição pretende fomentar a discussão e implantação de medidas referentes à saúde de um grupo populacional composto de homens de 20 a 59 anos de idade, um contingente de aproximadamente 52 milhões de brasileiros. Segundo o autor da proposição, vários estudos comparativos têm comprovado o fato de que, em relação às mulheres, os homens são mais vulneráveis às doenças, principalmente as enfermidades graves e crônicas, além de morrerem mais precocemente, em comparação ao sexo oposto.
“A não-adesão masculina às medidas de atenção integral decorre de variáveis culturais, principalmente ocasionadas por estereótipos de gênero enraizados em nossas culturas, onde a doença se caracteriza como sinal de fragilidade para o sexo masculino que, por sua vez, se julga invulnerável. Precisamos mudar esse quadro e começar campanhas que contribuam com a atenção à saúde dos homens paraenses” destaca Carlos Martins.
O projeto vai ao encontro do que determina a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem instituída, formalmente, pela Portaria 1.944/2009 do Ministério da Saúde. “Este documento do governo federal é de grande importância para os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), em todo o país, visto que identifica as estratégias, ações e metas correspondentes ao atendimento dos brasileiros. Nosso projeto surge como um meio de se discutir e procurar ações que ocasionem maior atendimento, a nível estadual, nos serviços de saúde da população brasileira do sexo masculino” enfatiza o parlamentar.

Sem comentários: