segunda-feira, 14 de junho de 2010

Santarém faz audiência pública sobre a meia-passagem intermunicipal

No último sábado (12), no auditório da Escola Estadual Rio Tapajós, em Santarém, oeste do Estado, aconteceu a audiência pública de esclarecimento sobre a Lei Estadual nº 1.327, alterada pela Emenda nº 35, de 24 de janeiro de 2007, que garante a meia-passagem intermunicipal a estudantes dos ensinos médio, técnico, superior e de pós-graduação em todo o Pará.
A comissão gestora da meia-passagem intermunicipal e outras quatro equipes de lideranças estudantis do município assim como, estudantes e gestores de escolas e universidades a participaram do ato.
A lei, que compõe o conjunto de políticas públicas criadas pelo governo do Estado em benefício da juventude, além de oferecer a meia-passagem em transportes coletivos rodoviários estende o benefício para estudantes que usam o transporte aquaviário no Estado.

O gerente de Projetos Especiais da Casa Civil da Governadoria, Cláudio Carvalho, ressalta que os estudantes só podem requerer o benefício a partir do credenciamento de suas instituições. "É importante informar que só a partir do credenciamento das instituições os alunos vão poder preencher o formulário, anexar os documentos necessários e remeter isso tudo para escola, que deverá encaminhar o processo para a comissão gestora da meia-passagem. As escolas e instituições, tanto públicas, quanto privadas, são responsáveis por iniciar o processo", informa.
A audiência pública é uma forma de despertar o movimento estudantil em Santarém, assim como em outras diversas cidades do Estado, para que iniciem uma mobilização em cobrança desse credenciamento, que deve ser feito até o dia 25 deste mês.
Cláudio Carvalho informa que "a comissão gestora tem interesse de que as primeiras carteiras sejam entregues aos estudantes no mês de agosto, e para que isso seja possível, é necessário que as escolas e universidades tomem conhecimento do método de credenciamento para dar início processo".

Sem comentários: