quarta-feira, 25 de junho de 2008

Parlamentares vão visitar UTI à tarde


A Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa reuniu extraordinariamente no início da tarde de ontem com representantes dos sindicatos dos Médicos do Pará (Sindmepa) e dos Trabalhadores em Saúde (Sindisaúde) e decidiu que, após reunião com a secretária Laura Rosseti, será elaborado um relatório com sugestões para o governo do Estado.
“ Este é o momento de se pensar em soluções estratégicas, como a construção de Unidades de Cuidado Intensivo (UCI) neonatal nas cidades-pólo. Além de mais econômicas que as unidades de tratamento, as UCI’s têm capacidade para atender mais de 70% dos casos encaminhados às UTI’s, que são os de média complexidade”, defendeu o presidente da comissão, deputado Márcio Mirada (DEM).
De acordo com Miranda, “a manutenção de uma UTI requer pelo menos R$ 400 mil por mês, ao passo que uma UCI requer R$ 80 mil, além de poder funcionar com um número menor de profissionais. Ou seja, com o custo de uma UTI, o Estado poderia manter cinco UCI’s em locais estratégicos e filtrar 70% dos casos que hoje são encaminhados direto para Belém”.
O líder do PT na AL, Carlos Martins, concordou com a necessidade de investimentos em outras unidades e em diferentes regiões do Pará. “Não dá mais para o Pará ter uma única referência nesse tipo de atendimento. Isso era assim há 20 anos. A Santa Casa sozinha não tem mais condições de atender todo mundo. Tem município que não faz parto. Isso é até injusto. A atenção básica nos municípios precisa ser privilegiada”, disse.
Sobre as 12 mortes ocorridas no último final de semana, os parlamentares disseram que querem ouvir os servidores da Casa, conhecer com profundidade a situação da Unidade para então apresentar um parecer e sugestões. “Mas é preciso ouvir funcionários isentos, estáveis, porque muitos têm medo de falar com medo de repressão”, afirmou Josefina do Carmo (PMDB).


(Fonte: Diário do Pará, A6, Cidades, 25.06.08)

Sem comentários: