quarta-feira, 18 de junho de 2008

Santarém - 347 anos de fundação

HOMENAGEM DO DEPUTADO CARLOS MARTINS-PT
Síntese da História

A história de Santarém começa com a primeira notícia que se tem do contato do homem "civilizado" e os índios Tupaiús ou Tapajós. Nurandaluguaburabara seria, talvez, o chefe dos Tupaiús, citado pelo monge dominicano Frei Gaspar de Carvajal que fazia parte da expedição de Francisco Orellana pela região, em 1542.
Em 1626, dá-se a chegada dos novos habitantes na região, na maioria portugueses. O Começo da povoação de Santarém foi marcado pela luta de terras entre índios e brancos.
Santarém foi fundada pelo Pe. João Felipe Bettendorff, em 22 de junho de 1661. Logo ao chegar, o fundador construiu, de taipa, a primeira capela de Nossa Senhora da Conceição. Trinta e seis anos mais tarde, em 1697, ocorreu a inauguração da Fortaleza do Tapajós, numa colina próxima ao Rio Tapajós, para melhor proteção dos ataques de estrangeiros.
A Aldeia dos Tapajós, como era chamada, foi elevada à categoria de vila, em 14 de março de 1758, por Francisco Xavier de Mendonça Furtado, o então governador da Província do Grão Pará, recebendo o nome de Santarém. Foi elevada à categoria de cidade, em 24 de outubro de 1848, em conseqüência de seu notável desenvolvimento.
O Município de Santarém completará no próximo dia 22 de junho, 347 anos de fundação e de uma gloriosa história em favor de seu povo e da região Oeste do Estado do Pará.

“... Santarém do meu coração!
Lindo jardim, vivaz canteiro do Céu todo em flor.
Santarém, princesa da luz,
De praias alvas e Campinas verdes, rio de anil,
Onde flutuam iaras mil,
Loucas, ao léu na onda azul.
Santarém, meu jardim, meu Pará, meu Brasil...”


Parabéns terra querida!
SÍNTESE POÉTICA DA AMAZÔNIA
Pela passagem dos seus 347 anos de existência.

São os votos do Deputado Carlos Martins
e Assessores legislativos


Sem comentários: