quinta-feira, 11 de março de 2010

Plenária no Baixo Amazonas apresentará ações para 2010

Cerca de 200 representantes das esferas de governo, de entidades civis e instituições públicas, participaram nesta quinta-feira (11) da plenária regional do Planejamento Territorial Participativo (PTP) e do programa Territórios da Cidadania, no auditório da Universidade do Estado do Pará (Uepa), município de Santarém, oeste do Pará. Na plenária foi apresentado o volume de recursos destinado a ações no Território do Baixo Amazonas em 2010 e a união do programa Territórios da Cidadania, do governo federal, e PTP, do governo estadual, que têm objetivos comuns.
No primeiro dia da plenária foram apresentadas as ações realizadas em 2009. Nesta sexta-feira (12), será analisado o planejamento para 2010, e haverá troca de informações com os membros do Colegiado de Desenvolvimento Territorial (Codeter) e conselheiros do PTP, que devem expor os dados dos municípios, suas experiências e demandas.
Gestão popular - O secretário de Estado de Agricultura, Cássio Alves Pereira, que representou o programa Territórios da Cidadania e o governo do Estado, explicou que o encontro consolida a integração de dois programas criados com o objetivo de fortalecer a gestão democrática. Segundo ele, esta é uma oportunidade de potencializar as políticas públicas e não desperdiçar recursos, melhorando a qualidade na execução das ações.
A coordenadora do PTP, Milene Lauande, ressaltou a importância da realização do encontro e a atuação dos programas para o desenvolvimento da região do Baixo Amazonas. "Construir uma escola qualquer governo pode fazer; mas dialogar com a população é uma característica de um governo popular, que incentiva o exercício da democracia", destacou.
O Codeter participou da plenária com a animação dos debates, mobilizando setores envolvidos no desenvolvimento do Território, como sindicatos e cooperativas. O evento reuniu o Estado e entidades sociais, na busca do desenvolvimento, por meio de avaliações e reflexões de demandas sociais em cada município, fortalecendo a participação popular na gestão governamental.
Informações – Secom

Sem comentários: