terça-feira, 2 de março de 2010

Carlos Martins participa da posse dos novos secretários do Governo Ana Júlia


Sob a presença de representantes de movimentos sociais e políticos, presidentes de agremiações partidárias, secretários de Estado, representantes de instituições públicas e servidores públicos, a governadora Ana Júlia Carepa deu posse aos novos titulares das secretarias de Desenvolvimento Urbano, que passa a ser comandada por José de Andrade Rayol; da Cultura, Cincinato Marques Júnior, e Casa Civil, que passa a ser ocupada pelo médico santareno Everaldo Martins Filho. Os titulares anteriores, Suely Oliveira, Edilson Moura e Cláudio Puty foram nomeados assessores especiais e continuam colaborando com o governo.
A posse foi prestigiada pelo ministro-chefe das Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha. O evento aconteceu na noite desta segunda-feira, 1º, no auditório Margarida Schivassapa, no Centur. A governadora explicou que a mudança é natural e os que saem vão cumprir outras tarefas no seu governo e, segundo ela, quanto mais cedo se engajarem nessas novas atribuições melhor para que alcancem o sucesso que esperam.

Ana Júlia destacou que seu governo está quebrando paradigmas ao romper com problemas históricos. Ela confirmou ainda que no momento oportuno o secretário de Transportes Waldir Ganzer deixará o cargo e voltará para a Assembleia Legislativa. Segunda ela, a mudança só não ocorreu agora para não quebrar as negociações que estão em curso na Assembleia Legislativa, comandadas pelo líder Airton Faleiro, como o pedido de empréstimos de R$ 366 milhões junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para continuidade às obras em andamento.
A governadora agradeceu a dedicação e o empenho dos auxiliares que deixam as funções e disse que tem orgulho de ter tido na pasta da Cultura o melhor secretário que o Pará já teve. Edilson Moura relatou algumas de suas ações, dando ênfase à interiorização da cultura, aos pontos de cultura, que já chegaram a 35 municípios, às 35 salas de cinema comunitário e a reforma do Palácio Lauro Sodré e Igreja da Sé.
Ana Júlia referiu-se à Suely Oliveira como uma guerreira e revelou que ela foi uma das pessoas a apoiar sua primeira campanha pública. Suely Oliveira lembrou quando assumiu a Sedurb a secretária só tinha o nome. Haviam apenas três servidores efetivos e logo no primeiro dia da sua gestão uma sala pegou fogo por falta de manutenção na rede elétrica. Segudo ela, hoje a Sedurb possui ação em mais de 100 municípios, seja com projetos de urbanização ou saneamento.
Do secretário Cláudio Puty, a governadora lembrou que sempre foi um apoiador de suas candidaturas aos diversos cargos que já disputou e que em determinado período ele saiu para concluir sua formação acadêmica, mas que não recuou quando convocado para compor seu governo.
Cláudio Puty fez um breve histórico de sua trajetória no governo Ana Júlia, lembrando que no primeiro ano coordenou a elaboração de projetos, muitos deles incluídos no Programa de Aceleração do Crescimento e captação de recursos. Destacou ainda a relação de diálogo permanente com os movimentos sociais e da conquista de uma ampla base política de sustentação ao governo Ana Júlia. Puty se colocou à disposição do novo titular da Casa Civil e conclamou a todos a defenderem o governo Ana Júlia.
Everaldo Martins disse que sente orgulho de ter sido convocado pela governadora Ana Júlia para assumir o desafio de comandar a Casa Civil. Ele relacionou algumas conquistas do governo atual e lembrou que depois de 100 anos Santarém teve uma apresentação de ópera e já recebeu duas edições da Feira do Livro. "Não são apenas palavras, mas ações, obras e ideias que são materializadas".
Os deputados estaduais da base aliada manifestaram apoio aos novos secretários por meio de uma mensagem escrita pelo deputado estadual Airton Faleiro. Alexandre Padilha, que morou no Pará por muitos anos, fez questão de prestigiar a posse. Segundo ele, a cara do presidente Lula no Pará é a mesma cara do governo Ana Júlia. Ele encorajou aos novos titulares a defender as realizações do governo, a não deixar nenhuma crítica sem resposta, porque "ninguém tem moral para dizer que fez melhor ou que tem um projeto melhor que o de Ana Júlia".
Padilha recomendou a Everlado Martins manter o diálogo permanente com os movimentos sociais, Assembleia Legislativa, especialmente nesse momento em que o governo negocia a concessão de um empréstimo. Ele defendeu a aprovação da matéria dizendo que não é possível que o Pará seja o único estado a não captar esses recursos.
Na avaliação da governadora Ana Júlia, Everaldo Martins é firme em suas convicções, tem experiência, mas saberá usar de bom-senso no trabalho do convencimento político. "O diálogo é melhor caminho para fazermos grandes alianças e continuarmos a transformação iniciada no nosso governo".

Ivonete Motta - Secom

Sem comentários: