segunda-feira, 29 de março de 2010

Novos educadores são contratados para atendimento socioeducativo

Da redação
Agência Pará
A Fundação da Criança e do Adolescente do Pará (Funcap) encerrou nesta sexta-feira, 26 o processo de seleção de quarenta novos servidores que participaram de ambientação iniciada na última terça-feira, 23, em Santarém, município da região do Baixo Amazonas.
Os novos contratados irão exercer funções de educadores e artes práticas, em substituição aos antigos contratados, no Centro Socioeducativo do Baixo Amazonas (CSEBA).
Durante a semana, os educadores participaram de palestras com exibição de filmes e dinâmicas de grupo com profissionais de psicologia e pedagogia, do quadro de servidores da Funcap.
Os candidatos foram orientados quanto a missão da Fundação, o Plano Político Pedagógico executado pela instituição, o atendimento socioeducativo e as fases desse atendimento, o papel do socioeducador e a realidade do adolescente quando encontrado em situação de drogadição ou transtorno de conduta.

"Queremos que a responsabilidade no trato com adolescentes, a situação em que eles se encontram e a garantia de seus direitos sejam esclarecidas e colocadas em prática por esses educadores", explica a psicóloga Roseclea Corecha, do Núcleo de Gestão de Pessoas (NGP), da Funcap.
Os participantes também debateram, com advogada do departamento jurídico da Fundação, sobre direitos humanos, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, direitos e deveres do servidor e do adolescente envolvido na prática de atos infracionais e as consequências da redução da maioridade penal colocada em questão.
Para o estudante universitário Daniel de Aguiar, candidato a uma das vagas oferecidas para a monitoria, o educador tem papel importante para a recuperação de adolescentes infratores. "As experiências ensinam o adolescente a refletir em seus erros e são experiências de vida que quero passar a eles. Só a educação pode transformar esses adolescentes", analisa.
Paralelamente à ambientação, os novos educadores conheceram os espaços de convivência dos adolescentes em Santarém, onde a Funcap possui duas unidades de atendimento socioeducativo de internação, internação provisória e semiliberdade, abrigando 31 adolescentes. Em todo o Estado, é 349 o número de adolescentes atendidos.

Rui Pena - Funcap

Sem comentários: