segunda-feira, 29 de março de 2010

Ministério Público se propõe a restaurar o Teatro Vitória







Uma proposta apresentada pelo Ministério Público do Estado do Pará à prefeitura municipal de Santarém deve proporcionar a restauração do Teatro Vitória. Caso seja autorizada pelo poder legislativo local.
O autor da proposta é o procurador-geral de Justiça, Geraldo de Mendonça Rocha, que descreveu a iniciativa como demonstração de exemplo na defesa de interesses da população. “Pretendemos ter um espaço condigno para receber a população carente no Programa ‘O Ministério Público e a Comunidade’, bem como, restaurar um prédio histórico pertencente ao Poder Público Municipal de Santarém. Como complemento, faremos uma construção anexa ao prédio existente visando o acesso dos portadores de necessidades especiais e de melhores acomodações à população”, explicou Geraldo Rocha.

A obra de restauração está avaliada em cerca de R$ 2 milhões. Pelo planejamento do Ministério Público, deve iniciar no mês de maio, para ser entregue até dezembro deste ano. Mas para que isso ocorra, a Câmara Municipal terá que aprovar a proposta. “Espero que quando esta proposta chegar ao Legislativo, nossas Comissões que tratam do assunto, bem como os demais vereadores, discutam e compreendam o que está sendo apresentado. Dessa forma, poderemos dar andamento na tramitação e na deliberação, se assim aquela Casa entender”, ressaltou o presidente da Câmara, José Maria Tapajós.
Para a prefeita de Santarém, Maria do Carmo, que assinou juntamente com o procurador de Justiça Geraldo Rocha, o Termo de Compromisso para a Cessão Gratuita de Uso de Bem Público, a iniciativa do Ministério Público foi muito bem aceita pelo poder executivo municipal. “A Prefeitura sozinha jamais teria R$ 2 milhões para a recuperação do Teatro Vitória, portanto, aplaudimos essa proposta. Será um resgate muito importante para o nosso patrimônio e também reforça o direito da população ao acesso à cultura, mas também, aos seus direitos que vêm pautados pelo MP Estadual”, afirmou a prefeita. Pela proposta, o primeiro piso do Teatro Vitória será utilizado para o projeto de cidadania do Ministério Público; e o segundo andar, tanto para o funcionamento de algumas promotorias, quanto para um teatro com auditório para 140 lugares.
Cristóvam Sena, Elcio Amaral, promotores de justiça e secretários municipais da prefeitura de Santarém, também prestigiaram a apresentação da proposta.

Sem comentários: