terça-feira, 9 de março de 2010

Projeto de Carlos Martins é aprovado na CCJ


Os deputados integrantes da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Pará aprovaram hoje, 09 de março, o projeto que institui o brinquedo de miriti como patrimônio cultural de natureza imaterial do Estado do Pará. A proposição, de autoria do deputado Carlos Martins – PT, foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares presentes na sessão.
Os Brinquedos de Miriti representam uma manifestação artística espontânea, da criatividade dos produtores, seja no uso de cores primárias e poucas misturas (azul, vermelho, amarelo, verde, preto), como na forma utilizada, que sempre reflete o universo caboclo, suas influências urbanas e afetivas.

Miriti – Esse brinquedo é originário de uma palmeira, o miriti (Mauritia Flexuosa), caracterizado por seu grande porte. Esta palmeira é comumente encontrada na paisagem das áreas inundadas da região amazônica, incluindo as várzeas e os igapós.
A matéria-prima utilizada no artesanato é o pecíolo, popularmente conhecido como 'braço ou talo' e que pode atingir até 5m de comprimento. Essa parte nada mais é do que a medula da palmeira, constituída por fibras finas e longas.
Os artistas, com ferramentas rústicas (normalmente facas e facões), esculpem e montam as peças segundo suas referências pessoais. Alguns se especializaram em barcos, outros em bonecos dançarinos, cobras, jacarés, madeireiros, pássaros, insetos perfeitos, vaquinhas, aviões, rádios de pilha, televisões. A escolha deste ou daquele motivo é parte da crônica individual de cada autor ou família de autores.

Sem comentários: