segunda-feira, 31 de maio de 2010

Adepará terá mais duas gerências regionais no Baixo Amazonas

Agência Pará
A criação de duas gerências regionais da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) na região do Baixo Amazonas foi anunciada pelo diretor geral do órgão, Aliomar Arapiraca, em visita ao município de Santarém, oeste do Pará, na manhã desta sexta-feira (28). Ele também divulgou dados do recadastramento georreferenciado realizado na região e garantiu a visita de uma equipe técnica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no mês de junho, para avaliar e reclassificar a região do Baixo Amazonas.
Com a inclusão de mais duas gerências, a partir da próxima segunda-feira (31), o escritório do município de Oriximiná passa a ser referência para os produtores de Faro, Terra Santa, Óbidos, Curuá e Juruti. Até o dia 15 de junho deve ser instalada a gerência no município de Almeirim, que assume Prainha, Porto de Moz e Gurupá, ficando sob a responsabilidade de Santarém apenas os municípios de Alenquer, Monte Alegre, Belterra e Mojuí dos Campos (assim que este for instalado).

"Essa região é imensa e o escritório de Santarém passa a contar com o apoio de mais duas gerências regionais. Desta forma, a Adepará se aproxima mais da população e divide os trabalhos com os municípios", explicou Arapiraca, reforçando que este é um dos avanços necessários para a erradicação da febre aftosa no Baixo Amazonas, que ainda possui classificação como área de alto risco para a doença.
Outro avanço foi o recadastramento georreferenciado de 17.662 propriedades rurais do Baixo Amazonas, o que significa um levantamento completo de informações, controle e segurança em quase 100% das propriedades da região. "Esse é o trabalho de base para viabilizar a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) Eletrônica, e o Pará foi pioneiro nesse processo. Com a estruturação dos escritórios regionais e a instalação de internet, através de parceria com a Empreda de Processamento de Dados do Estado do Pará (Prodepa), daremos um salto em estrutura e já podemos pensar em emitir a GTA Eletrônica na região em poucos meses", ressaltou o diretor da Adepará.
Avaliação - Outro compromisso firmado pela direção da Agência é a realização de auditoria, para a mudança de status da região. Uma equipe técnica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento deve chegar a Santarém no próximo mês para avaliar a região, o que possibilitará a mudança de status para médio risco da aftosa (área dois).
Toni Filter, presidente do Sindicato Rural de Santarém (Sirsan), considera que houve avanços significativos com o apoio do governo do Estado. "O trabalho e apoio que sentimos hoje nunca tinha sido visto em nossa região. Nós estamos junto com o governo e contamos com ele. Antes, se prometia a mudança mas não havia estrutura. Agora a gente sente que a Agência evoluiu em toda a região", destacou.
Em reunião com produtores rurais, Aliomar Arapiraca se comprometeu a direcionar os esforços para a reclassificação do status da aftosa na região. "Há vários anos estamos fazendo nossa parte com a vacinação. Agora queremos valorizar o preço do nosso rebanho, aumentar os lucros em pelo menos 30%, e sonhar em ser exportadores de genética, podendo vender de imediato para Rurópolis, Itaituba e Uruará. O avanço vai ser imensurável", afirmou Toni Filter.
Vacina - A campanha de vacinação da aftosa no Baixo Amazonas encerra na próxima segunda-feira (31). A partir do dia 1º de junho os produtores podem se dirigir às Unidades Locais de Sanidade Animal (Ulsa) dos municípios, para comprovar a vacinação dos rebanhos. No escritório de Santarém, os produtores se anteciparam à data. Na última quinta-feira (27), mais de 300 produtores confirmaram a vacinação.
O coordenador da Ulsa, Israel de Oliveira, explicou que desta forma os produtores auxiliam o trabalho da Unidade. "É comum que no final da campanha o número de atendimentos multiplique. Essa antecipação só demonstra a evolução entre os produtores, que estão cumprindo com suas responsabilidades", finalizou.
Maristela Lopes - Adepará

Sem comentários: