segunda-feira, 10 de maio de 2010

Carlos Martins participa de encontro entre representantes do setor da saúde e o deputado federal Paulo Rocha







Os recursos para a área da saúde ainda são insuficientes para a demanda do setor. Essa foi a mensagem deixada pelos profissionais da saúde em reunião na manhã desta segunda-feira, 10 de maio, com o deputado federal Paulo Rocha, em seu escritório, em Belém. O deputado se comprometeu a lutar por mais verbas junto ao governo federal, seja via obtenção de emendas ao orçamento da União, convênios com o Ministério da Saúde ou programas do governo Lula.

A secretária de Estado de Saúde Pública, Sílvia Cumaru, agradeceu a disposição do deputado e ressaltou que esse papel de articular recursos da União para investimento no Pará é muito bem desempenhado por Paulo Rocha.

Apesar do consenso de que os recursos ainda são poucos para a crescente demanda da saúde no Pará , a Comaru, fez um balanço positivo das ações de saúde realizadas no Estado, com destaque para a inversão de prioridades, proporcionando maior acesso aos serviços. Um exemplo dessa inversão é a prioridade na Atenção Básica, e entre as medidas importantes está o repasse de recursos fundo a fundo do Estado para os municípios, que vem ocorrendo desde abril de 2009, beneficiando especialmente a população do interior do Estado. "Com esses recursos, os municípios têm condições de ampliar o número de agentes comunitários de saúde, equipes de Saúde da Família e Saúde Bucal", exemplificou Silvia Comaru. Ela também ressaltou a liberação de recursos para Farmácia Básica e para ações de epidemiologia e controle de doenças.

O deputado Carlos Martins, que é médico, também elogiou o repasse fundo a fundo, pois auxilia na atenção básica, diminuindo a demanda na atenção secundária e de alta complexidade. Sobre recursos, Martins defende a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional 29, que estabeleceu a participação da União, dos Estados, Municípios e Distrito Federal, no financiamento das ações e dos serviços públicos de saúde, através de uma aplicação mínima de recursos, fixada por lei.

Para a professora Regina Barbosa, também presente à reunião, a saúde no Brasil precisa de um Plano Nacional de Saúde para consolidar o SUS, citou como exemplo de política bem sucedida o Plano Nacional de Educação. Paulo Rocha agradeceu a presença de todos e colocou seu mandato à disposição do setor, comprometendo-se em aprovar emendas para a saúde no Estado.

Texto: Assessoria deputado Paulo Rocha

Sem comentários: