segunda-feira, 3 de maio de 2010

Belém e Santarém devem recepcionar atletas para a Copa de 2014

Com um convite enviado pelo Comitê Organizador local da Copa do Mundo da FIFA, o governo do Estado do Pará confirmou a indicação de Belém e Santarém para recepcionar as seleções participantes da Copa do Mundo de 2014. Cada equipe participante tem de escolher seu Campo Base (os chamados Team Base Camps) a partir de um conjunto de opções oficial disponibilizado pela FIFA Accommodation Office (FAO).

Não há nenhuma exigência de que um Campo Base de Equipe esteja localizado dentro de uma determinada distância de qualquer uma das cidades sede, assim como nada impede de que estados que não foram convocados para sediar a Copa possam se tornar em centros de treinamento. A aprovação final de uma locação para se tornar campo base será feita por um conjunto de fatores submetido à avaliação da FIFA.

A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) recebeu o convite feito pela FIFA de indicar municípios que pudessem receber as seleções que irão participar do mundial. Segundo o secretário de Esporte e Lazer, Leandro Schilipake, o assunto não deve ser tratado como uma compensação, porém como uma maneira justa ao povo do Pará de poder na Copa de 2014 recepcionar seleções estrangeiras.

"O estado do Pará já vinha se preparando para sediar jogos, com a elaboração de um belíssimo projeto para a Copa de 2014, que infelizmente não foi aprovado. Com a mobilização feita pela governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, o prefeito de Belém, Duciomar Costa e a prefeita de Santarém, Maria do Carmo foram feitas as candidaturas, com grande chance de se obter êxito", afirmou o secretário.

Entre os pré-requisitos que devem ter no Campo base de Equipe estão 50 quartos ou mais com ar condicionado ou aquecedor (considerando o clima na região em julho), serviços de buffet (capacidade mínima de 50), sala para conferência de imprensa (capacidade de 100 pessoas, estilo cinema), Centro de treinamento(s), SPA, piscina, área de fitness.

As obras que seriam realizadas para preparar a cidade visando o Mundial continuaram, inclusive com a mudança do sistema viário, visando dar maior fluxo no trânsito, pois um dos requisitos pedidos pela FIFA é a locomoção rápida de passageiros

O governo do Estado somará esforços e todas as providências estão sendo tomadas para que Belém e Santarém possam confirmar sua participação e receber as delegações que irão competir na Copa do Mundo de 2014.

Ascom/Seel

Sem comentários: