quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Carlos Martins atua na articulação para captação de recursos preventivos ao período chuvoso

Em reunião, com o Governo do Estado, o deputado estadual Carlos Martins (PT) foi comunicado que em defesa do povo afetado pelas tradicionais cheias dos rios paraenses, ocorridas principalmente durante extensos períodos de chuva, foi elaborado um projeto preventivo para o próximo período chuvoso. Martins participou de reuniões e acompanha o andamento do projeto. A proposta foi apresentada na segunda-feira, 28/09, em Brasília, pelo secretário de Estado de Integração Regional, André Farias e entregue ao Ministério da Integração Nacional.
O projeto preventivo, no valor de R$ 70 milhões, prevê a realização de obras e o fortalecimento, estruturação e consolidação das Coordenadorias de Defesa Civil das prefeituras, beneficiando mais de 60 municípios.

De acordo com a SEIR, o Governo pretende evitar que muitas cidades tenham declarada situação de emergência, caso o próximo período de chuvas seja tão rigoroso quanto no semestre passado. No período citado, 70 municípios tiveram o estado de emergência decretado e homologado devido a enchentes.
Algumas obras previstas no projeto são a drenagem e pavimentação de vias, construção de cais de arrimo, de muros de contenção e de abrigos multifuncionais, após o período chuvoso estes abrigos poderão, inclusive, servir para outras atividades. A defesa civil pode ganhar capacitação técnica, para aprimoramento de suas coordenadorias, e proporcionar uma resolução rápida dos problemas mais graves nas regiões.
O Governo tem prestado a devida atenção para a população diretamente atingida pelas enchentes, isso é refletido nas ações que vem desenvolvendo, como a liberação de combustível para a recuperação de estradas vicinais, e de recursos para a pavimentação das estradas que interligam os municípios destruídos pelas chuvas.
O projeto do governo do Pará foi apresentado ao diretor de Articulação e Gestão do ministério, Vladimir Merlo Garcia, e será analisado pela secretária nacional de Defesa Civil, Ivone Maria Valente, e pelo ministro Geddel Vieira Lima. O recurso deverá ser liberado ainda este ano para o início das obras.

Sem comentários: