terça-feira, 8 de setembro de 2009

Morre o santareno Raimundo Pinto, ícone do jornalismo paraense

Na última semana, morreu o jornalista Raimundo José Raimundo de Faria Pinto, santareno, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas do Pará. Raimundo Pinto, como era conhecido o jornalista, morreu devido a complicações de um câncer na bexiga, descoberto há quatro anos.
O jornalista exercia a profissão há quase quatro décadas. Durante este período trabalhou em diversos jornais impressos que fizeram historia no Estado e no país. Entre eles A Província do Pará, onde atuou por 18 anos, foi correspondente de O Estado de S.Paulo na região, e comandou a sucursal da Gazeta Mercantil em Belém.
O jornalista atuou ainda como assessor da Embrapa Amazônia Oriental e do governo do Pará. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas do estado em 1982 e vice-presidente na gestão seguinte. Em 1976, obteve menção honrosa no Prêmio Esso, pela reportagem "Amazônia, a ocupação ilegal".
É autor do livro "Repórter", editado em 1995, e co-autor dos livros: "Panará - a volta dos índios gigantes", de 1997, editado pelo Instituto Socioambiental; e "O Novo Brasil", editado em 2002 pela Editora Nobel. A informação é da Secretaria de Comunicação do Pará.

Com informações da Secom.

Sem comentários: