sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Sessão especial debate criação de Área de Livre Comércio em Santarém

A Assembleia Legislativa do Pará debateu na última quinta-feira, 24/09, a criação da Área de Livre Comércio de Santarém. O tema foi apresentado durante a sessão especial solicitada pelo deputado estadual Alexandre Von (PSDB), realizada no auditório João Batista.
O deputado Carlos Martins (PT) esteve presente na sessão ao lado dos parlamentares da Casa e participou do debate, destacando a importância de projetos como este para o desenvolvimento do Estado do Pará.

Estiveram presentes, compondo a mesa, os deputados federais Lira Maia, Wandenkolk Gonçalvez ambos do PSDB, João Salame (PPS), representantes da SEFA do Pará, e do Estado de Roraima, onde existe instalada uma área de livre comércio; o presidente da Câmara dos vereadores do município de Santarém, José Maria Tapajós; João piloto, prefeito de Alenquer e o advogado tributarista Helenilson Pontes. No auditório compareceram, ainda, vereadores de Óbidos, Alenquer e Santarém. A sessão foi requerida pelo deputado estadual Alexandre Von (PSDB).
Carlos Martins destacou da tribuna, que a realização de uma sessão para debater o assunto é uma oportunidade para dar visibilidade a projetos que podem desenvolver a região Oeste. “Temos que analisar quais alternativas estamos apresentando para fortalecer a região. O governo do estado tem feito sua parte realizando um trabalho fundamental para consolidação de políticas de integração no Pará, desenvolvendo projetos importantes, como o parque científico e tecnológico do Tapajós; a consolidação de um distrito industrial na região; implantando escolas de educação tecnológica; infocentros e cidades digitais, através do programa Navegapará, pavimentando estradas; implantando universidades, incentivo do Governo aos Arranjos Produtivos Locais – APL’s, em setores como madeira e móveis, Ecoturismo, pesca e aquicultura; o Ordenamento Territorial, através de ações de regularização fundiária e do Zoneamento Ecológico e Econômico (ZEE) da área de influência da BR - 163. Nosso papel aqui no parlamento é este, discutir o desenvolvimento, e o governo tem este entendimento” discursou o parlamentar santareno.

Sem comentários: