quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Carlos Martins solicita sessão especial para expor situação pesqueira no PA

O deputado Carlos Martins (PT) pretende apresentar aos parlamentares da Assembleia Legislativa do Pará os últimos dados sobre o projeto “Estatística de Desembarque Pesqueiro no Estado”, divulgados pela Secretaria de Estado de Pesca Aqüicultura (SEPAq). Para isso, Martins protocolou hoje, 30/09, requerimento solicitando a realização de uma Sessão Especial para debater o tema.
Os dados que serão apresentados sobre o projeto são referentes às estatísticas dos desembarques monitorados pelo projeto, somado aos dados dos frigoríficos monitorados pelo Ministério de Agricultura, e fundamentais para o monitoramento e controle do uso dos recursos pesqueiros, assim como para o planejamento de políticas públicas para o setor pesqueiro nas esferas federal e estadual.

Uma das constatações do projeto se deu após o mapeamento dos municípios que mais se destacam na produção pesqueira no Estado. São eles: Belém, Vigia, Santarém e Bragança. Juntos, estes pólos desembarcam cerca de um quarto de todo pescado comercializado no Estado do Pará.
No requerimento, Martins solicita a presença de entidades como: Ministério da Pesca e Aqüicultura no Pará, SEPAq, Museu Paraense Emílio Goeldi, Universidade Federal do Pará (campus Belém e Bragança), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia – IPAM / Santarém, Programa Pará Rural, entre outros.

Sem comentários: