terça-feira, 1 de setembro de 2009

Deputado Carlos Martins propõe criação de Comissão para acompanhar eleições em Mojuí dos Campos

Foi protocolado está manhã, na Assembleia Legislativa do Estado, requerimento que cria uma Comissão Externa para acompanhar as eleições municipais, e a estruturação do município de Mojuí dos Campos. O autor do pedido é o deputado santareno Carlos Martins (PT), e contou com o apoio dos parlamentares que também representam a região Oeste do Pará, Antonio Rocha (PMDB) e Alexandre Von (PSDB).

O município de Mojuí dos Campos foi criado por meio da lei nº 6.268, no ano de 1999, período em que foi desmembrado da cidade de Santarém. Porém, o município não foi efetivamente instalado, pois o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) precisava aprovar o plebiscito que originou a emancipação de Mojuí dos Campos, o que só foi efetivado no dia 20 de agosto deste ano. Como as eleições municipais já haviam passado, Mojuí, que atualmente possui mais de 30 mil habitantes, continuou sendo um distrito administrado pela gestão municipal de Santarém.
O requerimento de Carlos Martins pretende criar uma Comissão Temporária, que vai acompanhar e efetivar a criação do município. De acordo com a solicitação, a Comissão deverá ser denominada de “Comissão de representação para acompanhamento das eleições de Mojuí dos Campos” e deve ser composta por 05 deputados.
Carlos Martins acredita que a realização das eleições municipais em Mojuí exigirá grande esforço do TRE-Pa e varas de justiça eleitorais de Santarém. “Para que realmente seja efetivada a implantação do município será necessário intenso trabalho, já que deve ser resultado de estudos e projeções. A existência de mais um município no Estado é, sem dúvida, um assunto que muito interessa a este Poder (Legislativo), por ser representante do povo paraense”, enfatiza Martins.

Sem comentários: