terça-feira, 8 de setembro de 2009

Governo entrega Catedral de Belém totalmente reformada para os fiéis

Missa de reabertura da Sé deixa católicos felizes

Agência Pará
Da Redação


Magnífica. Esta foi a palavra usada pelo administrador diocesano, padre Raimundo Possidônio, ao definir o resultado da reforma da Catedral de Belém entregue na última terça-feira (1º), com uma missa presidida pelo ex-arcebispo da capital paraense, dom Orani João Tempesta.
A cerimônia, que durou quase duas horas, contou com a presença de autoridades civis e religiosas, entre elas, a governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, e o bispo auxiliar do Rio de Janeiro, dom Edney Gouvêa Mattoso, que compareceu ao evento a convite de dom Orani.
O ato religioso que marcou a reabertura da igreja da Sé, neste 1º de setembro, teve um significado especial para os católicos, por ser o dia dedicado a padroeira de cidade, Nossa Senhora de Belém, como lembrou o celebrante no momento da homilia. Dom Orani disse que a restauração do templo deveria significar para todos uma "renovação de vida".
A freira Socorro Mota entendeu a associação feita pelo arcebispo ao dizer que "nós precisamos nos restaurar". Dona Eliana Lobato participou da missa em pé e muito feliz por lembrar que foi na Sé a realização do seu casamento."Gloria a Deus, que hoje a Catedral de Belém já está reconstruída para o povo", disse ela.
Mais profundo na reflexão foi o bispo auxiliar Rio de Janeiro ao comentar a restauração da igreja. "A reforma da Catedral deve ser para nós uma espécie de convite a uma restauração da igreja que somos cada um de nós. Assim como a Catedral, que estava em estado precário, muitas vezes nós nos encontramos em estado precário diante de Deus", refletiu dom Edney Mattoso.
O bispo da diocese de Ponta de Pedras, dom Alessio Sacardo, que também concelebrou a missa de reabertura da Sé, disse que a igreja agora renovada na sua estrutura física é um local que eleva a alma humana. "Aqui a gente encontra o Pai", afirmou o religioso. "Foi uma reforma primorosa, muito bem feita. A Catedral renasceu".
A missa de reabertura da Sé teve uma atmosfera solene. No momento do ofertório, foram levados ao altar da igreja objetos que fizeram parte do trabalho da restauração. A governadora Ana Júlia Carepa entregou ao ex-arcebispo de Belém o projeto da reforma da Catedral. Um capacete de operário também foi ofertado.
Nomeação - Depois da conclusão da reforma e a entrega da Sé pelo governo do estado, agora a arquidiocese de Belém aguarda com expectativa a chegada do novo arcebispo da capital, que ainda não foi nomeado pelo Vaticano. De acordo com dom Orani João Tempesta, que foi arcebispo de Belém até abril deste ano, o processo está em andamento na Cúria Romana.
Ele disse que a escolha do novo arcebispo pode demorar até um ano. Ou não. A lista com os nomes dos religiosos cotados para assumir o governo da igreja de Belém já está no Vaticano. Um padre que estava na cerimônia da Sé especulou que a nomeação do novo arcebispo de Belém deve sair no final deste mês. Mas é só especulação.

Informaçãoes /
Evandro Santos - Secom

Sem comentários: