sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Carlos Martins parabeniza sanção da lei de criação da Ufopa

O Presidente da República em exercício, José Alencar, sancionou nesta quinta-feira, 05/11, o projeto de Lei 2879/09, que criou a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Instalada em Santarém, a Ufopa será a primeira universidade pública com sede no interior da Amazônia. A cerimônia foi realizada em Brasília.
O deputado santareno Carlos Martins (PT) considera a implantação desta universidade um marco no desenvolvimento de toda a região Oeste do Pará, assim como para as outras regiões que serão beneficiadas com a instituição. “Serão criados novos empregos, mais vagas para servidores efetivos na instituição, implantação de outros cursos, além daqueles que já funcionam nos campi que estavam implantados na região. Muita coisa vai mudar para a população local, e para melhor. É louvável esta iniciativa”, destaca Martins.

A Ufopa absorverá o campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) em Santarém e a unidade descentralizada da Universidade Federal Rural da Amazônia na mesma cidade (Ufra-Tapajós). Segundo o Ministério da Educação (MEC), a meta é atender aproximadamente 10 mil estudantes em cursos de graduação. Serão implantados novos cursos de graduação e pós-graduação, voltados para necessidades locais.
O MEC considera a Ufopa um investimento fundamental para o desenvolvimento do oeste do Pará. Considerando-se a sua localização geográfica, na parte central da Amazônia, espera-se que a nova instituição promova a cooperação regional e internacional, com a participação dos estados da Amazônia Brasileira (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e grande parte dos estados do Maranhão e Mato Grosso) e dos países membros da Organização do Tratado da Cooperação Amazônica (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela).

Sem comentários: